A Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, enviou representantes da Coordenadoria da Criança e Adolescente, Flávio Machado, e do Programa Criança Feliz, Eduarda Machado, para participar nesta terça-feira (15), de uma sessão na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, sobre o Panorama da Violência Letal e Sexual contra Crianças e Adolescentes no Brasil (2021- 2023).
O evento destacou dados alarmantes apresentados em um relatório do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) em parceria com o UNICEF. Entre 2021 e 2023, o Brasil registrou 15.101 vítimas de Mortes Violentas Intencionais (MVI) e 164.199 casos de estupro envolvendo crianças e adolescentes até 19 anos. O relatório também evidenciou uma preocupante desigualdade racial: adolescentes negros do sexo masculino têm 4,4 vezes mais chances de serem assassinados do que adolescentes brancos.
Outro dado relevante é que meninos negros têm 21 vezes mais chances de serem vítimas de homicídio do que meninas brancas. Além disso, 87,3% das vítimas de estupro são meninas, com 52,8% dos casos ocorrendo entre crianças de 10 a 14 anos.
A Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda reforça o compromisso em proteger as crianças e adolescentes, em especial os mais vulneráveis do município. A análise realizada na Alerj visa fortalecer políticas públicas e desenvolver estratégias eficazes para reduzir a violência letal e sexual, promovendo um futuro mais seguro e justo para todos.