O coordenador de Igualdade Racial de Búzios, Valmir da Rasa, participou, nesta quinta-feira (17), de uma reunião com a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, e o secretário nacional da pasta para tratar de uma pauta abrangente relacionada aos direitos dos povos quilombolas e tradicionais do município. O encontro aconteceu em Brasília e reforçou o compromisso com políticas públicas voltadas à saúde, educação, saneamento básico e demais garantias previstas por lei federal.

De acordo com o coordenador, durante a reunião foram discutidos os principais desafios enfrentados pelas comunidades tradicionais de Búzios, com destaque para a necessidade de fortalecimento das ações de promoção da equidade racial, além da construção de escolas e creches nos territórios quilombolas da Rasa e de Baía Formosa, em áreas destinadas pelo prefeito Alexandre Martins. A destinação de recursos para essas regiões, conforme determina a legislação federal, também foi abordada, com ênfase no repasse direto às secretarias municipais responsáveis.
Ainda segundo Valmir, os recursos federais voltados ao atendimento da população preta, especialmente no enfrentamento de doenças que afetam com maior incidência esses grupos, devem ser aplicados diretamente pela Secretaria Municipal de Saúde. O mesmo se aplica às demais secretarias que atuam em políticas públicas voltadas aos povos originários e tradicionais.
O encontro marca um avanço nas articulações entre o município e o Governo Federal, com o objetivo de garantir direitos e ampliar o acesso a serviços essenciais para as comunidades tradicionais de Búzios.