Pular para o conteúdo
Gradiente CSS

Caro visitante, gostaríamos de informar que, em conformidade com a Lei nº 9.504/1997, Art. 73, VI, b, nosso portal terá um conteúdo limitado durante o período eleitoral.
Pedimos desculpas por qualquer inconveniência que isso possa causar e agradecemos sua compreensão.

♿ Acessibilidade:
  • Home
  • Uncategorized
  • Começa o Novembro Azul e Prefeitura de Búzios intensifica o trabalho de prevenção de doenças e os cuidados com a saúde do homem
exame-toque-retal

Começa o Novembro Azul e Prefeitura de Búzios intensifica o trabalho de prevenção de doenças e os cuidados com a saúde do homem

Quase 40% dos homens até 39 anos e 20% daqueles com mais de 40 só vão ao médico quando se sentem mal

Dando sequência a mais um mês temático a prevenção de doenças, começa nesta terça-feira (1º), o Novembro Azul, período de conscientização sobre a saúde do homem.  A Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), intensificará as ações de conscientização no município e o alerta sobre as doenças que podem ser prevenidas.

Dados do Ministério da Saúde apontam que no Brasil, quase 40% dos homens até 39 anos e 20% daqueles com mais de 40 só vão ao médico quando se sentem mal. Assim acordo com a coordenadora da Atenção Primária de Búzios, Patrícia Paixão, o foco é a abordagem integral da saúde dos homens, estimulando a prevenção precoce de doenças.

“Diferentemente da mulher, que procura regularmente o sistema de Saúde para realização de exames preventivos, o homem, geralmente, não procura as unidades de saúde quando não sente nada ou quando não está doente. ”

Iniciado, a princípio, para tratar dos riscos do câncer de próstata, nos últimos anos se amplificou a alerta para a prevenção de forma integral das principais doenças que mais afetam os homens, tais como diabetes, obesidade, infecções sexualmente transmissíveis, além do câncer de próstata.

O secretário de Saúde, Leônidas Heringer, explica que nos municípios, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) são a porta de entrada para a prevenção, e é na consulta clínica que se estabelece a relação médico-paciente com orientações sobre as doenças comuns ao grupo masculino, além das formas de prevenção e visitas periódicas ao longo do ano. O encaminhamento para exames complementares e rede especializada ocorre após a consulta.

“No nosso município não é diferente. É na UBS que o homem pode ter contato com profissionais capacitados a orientar sobre envelhecimento saudável, controle da pressão, diabetes e, também, amplo acesso às informações sobre câncer de próstata, o que mais mata no Brasil, depois do câncer de pulmão”, disse.

Durante todo o mês serão realizadas atividades diversas em todas as unidades de Saúde do município para envolver e incentivar os homens aos cuidados preventivos e realização de consultas e exames.  O calendário e locais serão divulgados pela Prefeitura nos canais de comunicação oficiais do município.

Doenças que mais afetam os homens

  • Câncer de próstata

A próstata é uma glândula que faz parte do sistema reprodutor masculino. O tumor nessa região é o segundo que mais mata no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de pulmão. Em Fortaleza, de janeiro a setembro de 2022, foram 104 óbitos pela doença.

  • Sobrepeso e obesidade

O Ministério da Saúde (MS) calcula que no Brasil 22,35% dos homens são obesos e quase seis em cada dez estavam com sobrepeso em 2021. O acúmulo exagerado de gordura corporal contribui para o desenvolvimento de problemas cardiovasculares, diabetes e aumento da pressão arterial.

  • Doença cardiovascular

Caracteriza-se pelo endurecimento das artérias causado por placas de colesterol que bloqueiam o fluxo de sangue no coração e no cérebro, podendo provocar um Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou Infarto Agudo do Miocárdico (ataque cardíaco).

  • Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs)

As Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) são causadas por vários tipos de agentes e propagadas principalmente, por contato sexual sem o uso de camisinha, com uma pessoa que esteja infectada.

Prevenção

A medida mais eficaz para a prevenção dessas doenças é a adoção de hábitos saudáveis, como não fumar, controlar o peso, praticar atividades físicas regularmente, alimentar-se de forma adequada e evitar bebidas alcoólicas.

Entre os cuidados básicos de promoção à saúde do homem destaca-se: realizar exames adequados para faixa etária; verificação da pressão arterial; verificação das medidas antropométricas como: peso, altura e circunferência abdominal; e a atualização da carteira vacinal.

.

Notícias Relacionadas

Búzios ganha dois carros adaptados para fortalecer programas destinados a pessoas com deficiência
Búzios recebe edição Downwind do Challenge Búzios Va’a no dia 14 de dezembro
Búzios celebra formatura do Centro de Idiomas com mais de 150 certificados entregues
Conselho de Políticas Culturais de Búzios realiza primeira reunião ordinária e elege mesa diretora
Escola de Música Tom Jobim celebra talentos com dois dias de recital aberto ao público em Búzios
Hospital Municipal Dr. Rodolpho Perissé realiza capacitação para equipe Multi Hospitalar sobre politraumatismo

Sua Solicitação foi enviada com sucesso!

Sua conta foi criada com sucesso