Quase 40% dos homens até 39 anos e 20% daqueles com mais de 40 só vão ao médico quando se sentem mal
Dando sequência a mais um mês temático a prevenção de doenças, começa nesta terça-feira (1º), o Novembro Azul, período de conscientização sobre a saúde do homem. A Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), intensificará as ações de conscientização no município e o alerta sobre as doenças que podem ser prevenidas.
Dados do Ministério da Saúde apontam que no Brasil, quase 40% dos homens até 39 anos e 20% daqueles com mais de 40 só vão ao médico quando se sentem mal. Assim acordo com a coordenadora da Atenção Primária de Búzios, Patrícia Paixão, o foco é a abordagem integral da saúde dos homens, estimulando a prevenção precoce de doenças.
“Diferentemente da mulher, que procura regularmente o sistema de Saúde para realização de exames preventivos, o homem, geralmente, não procura as unidades de saúde quando não sente nada ou quando não está doente. ”
Iniciado, a princípio, para tratar dos riscos do câncer de próstata, nos últimos anos se amplificou a alerta para a prevenção de forma integral das principais doenças que mais afetam os homens, tais como diabetes, obesidade, infecções sexualmente transmissíveis, além do câncer de próstata.
O secretário de Saúde, Leônidas Heringer, explica que nos municípios, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) são a porta de entrada para a prevenção, e é na consulta clínica que se estabelece a relação médico-paciente com orientações sobre as doenças comuns ao grupo masculino, além das formas de prevenção e visitas periódicas ao longo do ano. O encaminhamento para exames complementares e rede especializada ocorre após a consulta.
“No nosso município não é diferente. É na UBS que o homem pode ter contato com profissionais capacitados a orientar sobre envelhecimento saudável, controle da pressão, diabetes e, também, amplo acesso às informações sobre câncer de próstata, o que mais mata no Brasil, depois do câncer de pulmão”, disse.
Durante todo o mês serão realizadas atividades diversas em todas as unidades de Saúde do município para envolver e incentivar os homens aos cuidados preventivos e realização de consultas e exames. O calendário e locais serão divulgados pela Prefeitura nos canais de comunicação oficiais do município.
Doenças que mais afetam os homens
- Câncer de próstata
A próstata é uma glândula que faz parte do sistema reprodutor masculino. O tumor nessa região é o segundo que mais mata no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de pulmão. Em Fortaleza, de janeiro a setembro de 2022, foram 104 óbitos pela doença.
- Sobrepeso e obesidade
O Ministério da Saúde (MS) calcula que no Brasil 22,35% dos homens são obesos e quase seis em cada dez estavam com sobrepeso em 2021. O acúmulo exagerado de gordura corporal contribui para o desenvolvimento de problemas cardiovasculares, diabetes e aumento da pressão arterial.
- Doença cardiovascular
Caracteriza-se pelo endurecimento das artérias causado por placas de colesterol que bloqueiam o fluxo de sangue no coração e no cérebro, podendo provocar um Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou Infarto Agudo do Miocárdico (ataque cardíaco).
- Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs)
As Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) são causadas por vários tipos de agentes e propagadas principalmente, por contato sexual sem o uso de camisinha, com uma pessoa que esteja infectada.
Prevenção
A medida mais eficaz para a prevenção dessas doenças é a adoção de hábitos saudáveis, como não fumar, controlar o peso, praticar atividades físicas regularmente, alimentar-se de forma adequada e evitar bebidas alcoólicas.
Entre os cuidados básicos de promoção à saúde do homem destaca-se: realizar exames adequados para faixa etária; verificação da pressão arterial; verificação das medidas antropométricas como: peso, altura e circunferência abdominal; e a atualização da carteira vacinal.
.