Pular para o conteúdo
Gradiente CSS

Caro visitante, gostaríamos de informar que, em conformidade com a Lei nº 9.504/1997, Art. 73, VI, b, nosso portal terá um conteúdo limitado durante o período eleitoral.
Pedimos desculpas por qualquer inconveniência que isso possa causar e agradecemos sua compreensão.

♿ Acessibilidade:
IMG-20230506-WA0017

Coletivo de Niterói expõem sua arte em Búzios.

A Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico, inaugurou no dia 5 de maio, na Escola de Artes e Ofícios Zanine, a exposição ” Todo o mar que houver nessa vida.” A mostra é resultado de dois anos de atividades do Coletivo Cultural Caiçara, surgido em Niterói com a criação da Oficina de Arte dos Pescadores Artesanais de Piratininga pelo artista visual, curador e professor Vilmar Madruga a convite do mestre Cleber e da comunidade local. Também fazem parte do Coletivo os artistas e oficineiros além de anônimos, pescadores e seus familiares.

A atual mostra se debruça sobre trabalhos cujas operações incentivam o resgate da cultura caiçara e dos povos originários, da pesca artesanal e da proteção do meio ambiente. Em suas práticas o coletivo restitui o olhar para esta herança cultural sob um viés contemporâneo. Esta exposição é o início do projeto da Secretaria de Cultura e Patrimônio histórico “Cultura sem fronteiras” uma proposta de intercâmbio cultural utilizando a Escola de Arte Zanine como base do projeto que receberá instalações de diversos Coletivos Culturais.

Durante a inauguração da exposição, aconteceu uma cerimônia da tribo indígena da etnia Fulni-ô de Águas Belas em Pernambuco que apresentou cânticos, danças, medicinas sagradas e artesanato.

A mostra ficará em cartaz até o dia 4 de junho de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h.

Durante o discurso de abertura, o Secretário Luiz Romano Lorenzi, destacou a importância da exposição: “A união dos povos só é possível através do respeito às diferenças, esta belíssima exposição é resultado do diálogo, do respeito e da universalização que só a cultura é capaz de promover”, destacou.

Durante segundo semestre a Secretaria de Cultura e Patrimônio histórico de Armação dos Búzios participará de uma exposição com o Coletivo das Caiçaras e Pescadores no museu de Arqueologia de Itaipu, em Niterói.

Notícias Relacionadas

Búzios participa de ações intermunicipais pelo Mês da Visibilidade Trans
Prefeitura de Búzios lança concurso público para área da Educação
Secretaria de Ordem Pública se reúne com trabalhadores da Praia de João Fernandes para reforçar organização e segurança
CRAS de Búzios encerram Colônia de Férias do SCFV com integração, atividades psicossociais e sessão de cinema
Búzios integra calendário unificado do evento Presentes de Iemanjá Rio 2026
Secretaria de Proteção Animal amplia atendimentos e anuncia novas ações para 2026 em Búzios

Sua Solicitação foi enviada com sucesso!

Sua conta foi criada com sucesso