Capacitação e treinamento de “Educação e Saúde” no município

A Prefeitura de Búzios iniciou na quarta-feira (06/05), por meio da Secretaria Municipal de Saúde, um treinamento de capacitação em “Educação e Saúde” para agentes e profissionais que trabalham nos postos de saúde e atuam na linha de frente dos atendimentos à população.

O primeiro treinamento foi realizado na Unidade Básica de Saúde da Rasa e contou com sete participantes. A etapa desta quinta-feira (07/05) aconteceu na Policlínica da Vila Verde, seguida pelo Posto de Urgências da Rasa. A previsão é que, a cada dia, uma nova unidade de saúde seja contemplada com este treinamento. Segundo a palestrante e técnica em Educação e Saúde, Maria Ogilsa B. Maia, “um profissional bem orientado tem a melhor resposta para controlar uma doença no município”.

Este tipo de capacitação é fundamental diante da pandemia do novo coronavírus, já que o posto de saúde é a porta de entrada para a triagem de pessoas com síndromes respiratórias e sintomas da COVID-19. São os agentes administrativos, os agentes comunitários e os profissionais da limpeza que têm a importante função de interromper a transmissibilidade da doença, funcionando como um bloqueio para evitar a propagação do vírus na cidade.