Caminhada pelo combate à violência contra a pessoa idosa reúne dezenas de participantes em Búzios

Búzios promoveu nesta sexta-feira (14), uma caminhada em celebração pelo Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra à Pessoa Idosa, que é comemorado dia 15 de junho, conforme declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU). O evento foi realizado da Praça da Ferradura até a Santos Dumont.

Os idosos também participaram da ação realizada na Praça Santos Dumont, pela Prefeitura, por meio da Secretaria do Idoso em parceria com a Secretaria de saúde.

No local teve aferição de pressão, apresentação de grupo teatral do CCI, roda de conversa sobre os direitos dos idosos e ensaio de quadrilha.

A dona Isaura Santos Parente, que completou 81 anos, nesta quinta-feira (13), foi uma das participantes da caminhada e da ação na praça. Ela participa ativamento das atividades oferecidas pelo Centro de Convivência do Idoso (CCI), e disse que em nenhum outro lugar, o idoso é tão bem tratado.

Outro idoso que estava esbanjando alegria, tanto na caminhada, quanto na praça, foi o Sr. Saloni Antunes, buziano nato: “Primeiramente, é gratificante saber que tem alguém que se importa conosco, que é a comunidade, que é o sistema governamental, são os professores de Educação Física, acompanhamento da saúde, psicologia e tudo mais. Eu me sinto importante. Nasci aqui, a gente fala de bullying, as pessoas não têm respeito, não tem assim, sempre tem a educação que nós recebemos, sempre se aproveitam da nossa ingenuidade para poder nos maltratar, né? Graças a Deus, hoje nós adquirimos crescimento, amadurecimento, que é só uma parte da vida da gente. Eu gosto, eu sou assim, gosto de criar, de pintar, de máscara, de fazer compras, de treinar, tenho muitas afinidades”, destacou.

A Secretária da Pasta, Patrícia Vital, disse que a caminhada é muito importante porque mobiliza a sociedade toda: “Nesse pequeno trecho da caminhada, deparamos, com estudantes, motoristas de vans e ônibus, lojistas, trabalhadores, enfim. Foi um momento de chamar a atenção deles para o tema da “Violência Contra à Pessoa Idosa, não é só a família, é a sociedade como um todo. Todo idoso merece respeito e carinho, isso é dignidade”.

Patrícia Vital, acrescenta: Se você tem 60 anos ou mais, faça inscrição no CCI, porque lá é lugar de idoso feliz”.

O Vereador e vice-presidente da Comissão de Defesa da Mulher, Criança, Adolescentes, Juventude e Idoso (CDMCAJI), Niltinho de Beloca, também participou da ação.