Pular para o conteúdo
Gradiente CSS

Caro visitante, gostaríamos de informar que, em conformidade com a Lei nº 9.504/1997, Art. 73, VI, b, nosso portal terá um conteúdo limitado durante o período eleitoral.
Pedimos desculpas por qualquer inconveniência que isso possa causar e agradecemos sua compreensão.

♿ Acessibilidade:
  • Home
  • Uncategorized
  • Búzios zera fila de espera para Psicologia Ambulatorial com esforços da Secretaria de Saúde
WhatsApp Image 2025-01-27 at 14.11.32

Búzios zera fila de espera para Psicologia Ambulatorial com esforços da Secretaria de Saúde

A saúde mental tem ganhado cada vez mais espaço nos debates sobre qualidade de vida e bem-estar. Em Búzios, essa pauta foi tratada como prioridade pela Secretaria de Saúde, que, em janeiro de 2025, conseguiu zerar a fila de espera para atendimentos ambulatoriais de Psicologia.

A fila, que chegou a ter 2.349 pessoas aguardando, foi reduzida graças à implementação de políticas públicas estratégicas. A criação do Núcleo de Saúde Mental, no ano passado, foi o primeiro passo nessa jornada. Mais recentemente, com a reorganização dos atendimentos voltados para crianças e adolescentes, por meio da Clínica Beija-Flor e do próprio Núcleo de Saúde Mental, o município alcançou um marco inédito e transformador.

De acordo com a Secretaria de Saúde, zerar a fila de espera é mais do que um número — é uma conquista que reflete o compromisso com a dignidade e o cuidado integral à população. “A saúde mental é um pilar essencial para o bem-estar da comunidade. Essa conquista é resultado de um esforço coletivo e planejado para atender uma demanda crescente”, afirmou o Secretário de Saúde de Búzios Leonidas Heringer.

A importância desse avanço ganha ainda mais relevância no mês de janeiro, período em que ocorre a campanha do Janeiro Branco, voltada para a conscientização sobre saúde mental. A campanha destaca a necessidade de discutir o tema, combater o estigma e incentivar a busca por apoio psicológico.

Segundo especialistas, a pandemia de COVID-19 trouxe à tona a urgência de ampliar o acesso ao atendimento psicológico, principalmente para crianças e adolescentes, grupos que enfrentaram desafios específicos nos últimos anos. A ampliação do suporte por meio do Núcleo de Saúde Mental, demonstra a sensibilidade do município ao enfrentar questões de saúde mental com ações práticas e eficazes.

“Ao zerar a fila de espera, Búzios não apenas melhora a qualidade de vida de seus cidadãos, mas também envia uma mensagem clara: saúde mental é prioridade. O desafio agora é manter essa conquista, garantindo que as políticas públicas continuem fortalecendo a rede de apoio e ampliando o acesso aos serviços especializados.” destacou o Secretário de Saúde, Leônidas Heringer.

O Janeiro Branco nos lembra que cuidar da mente é cuidar da vida. E Búzios dá um exemplo inspirador ao mostrar que é possível transformar palavras em ações concretas para beneficiar toda a comunidade.

Notícias Relacionadas

Búzios ganha dois carros adaptados para fortalecer programas destinados a pessoas com deficiência
Búzios recebe edição Downwind do Challenge Búzios Va’a no dia 14 de dezembro
Búzios celebra formatura do Centro de Idiomas com mais de 150 certificados entregues
Conselho de Políticas Culturais de Búzios realiza primeira reunião ordinária e elege mesa diretora
Escola de Música Tom Jobim celebra talentos com dois dias de recital aberto ao público em Búzios
Hospital Municipal Dr. Rodolpho Perissé realiza capacitação para equipe Multi Hospitalar sobre politraumatismo

Sua Solicitação foi enviada com sucesso!

Sua conta foi criada com sucesso