Búzios sedia encontro de criação de Consórcio Intermunicipal de Saúde

Instituição unirá serviços na área de saúde de nove municípios da Baixada Litorânea

O município de Búzios sediou, nesta quinta-feira (26), a reunião de criação do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Litorânea. Com a presença do secretário Estadual de Saúde, Alexandre Chieppe e a promotora Isabel Horowicz Kallmann, o prefeito Alexandre Martins e o secretário de Saúde, Leônidas Heringer, participaram, junto dos representantes dos demais municípios, e tiveram a oportunidade de expressar a importância dessa conquista, que é a esta iniciativa dos municípios para a realização de atividades conjuntas referentes à promoção, proteção e recuperação da saúde de suas populações. O evento aconteceu no auditório do Hotel Atlântico Búzios.

“Hoje conseguimos o resultado de uma discussão de quatro décadas, onde está constituído o consórcio, finalmente”, comemorou o Leônidas, que também explicou que, essa ação conjunta favorece aos cofres públicos, “já que a compra no atacado é muito mais barata que no varejo”. Ao ser compartilhada entre várias cidades, a demanda por medicamentos, insumos e outros produtos e serviços é maior e é possível conseguir descontos.

Leônidas Heringer (de pé) fala sobre a importância do consorcio para a região

O prefeito Alexandre Martins destacou outro benefício do Consórcio. “ Ele promove a melhoria do atendimento ao cidadão”. O município que antes não dispunha de determinado serviço pode ofertá-lo em âmbito regional, evitando que o cidadão precise enfrentar grandes distâncias para buscar atendimento estadual ou federal.

“Somos uma região que se complementa economicamente e culturalmente, agora será também no atendimento da Saúde. Um município suprirá o que falta no outro, dividiremos o peso, evitando sobrecargas do sistema, economizando, e, principalmente, oferecendo atendimento mais rápido e eficaz aos respectivos munícipes”, disse o prefeito.

Uma assembleia com objetivo de definir as primeiras ações efetivas do grupo já foi marcada para o dia 14 de junho. Por meio do Consórcio também é facilitado o acesso a aportes do governo do estado para a área de Saúde.

Prefeitos e secretários de nove municípios presentes em Búzios

Participaram os prefeitos de Cabo Frio, José Bonifácio; São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel; Arraial do Cabo, Marcelo Magno; Iguaba Grande, Vantoil Martins; e Rio das Ostras, Marcelino Borba. Saquarema, a subsecretária de Saúde, Ana Paula Duarte; Araruama, a secretária de Saúde, Ana Bragança; Casimiro de Abreu, o secretário de Saúde, Lucas Maia de Almeida Veiga Amaral.