Pular para o conteúdo
Gradiente CSS

Caro visitante, gostaríamos de informar que, em conformidade com a Lei nº 9.504/1997, Art. 73, VI, b, nosso portal terá um conteúdo limitado durante o período eleitoral.
Pedimos desculpas por qualquer inconveniência que isso possa causar e agradecemos sua compreensão.

♿ Acessibilidade:
  • Home
  • Clima e Sustentabilidade
  • Búzios se consolida como a única cidade do Estado do Rio de Janeiro a conquistar a certificação internacional Bandeira Azul em quatro praias: Forno, Azeda, Tucuns e José Gonçalves
Jose-goncalves

Búzios se consolida como a única cidade do Estado do Rio de Janeiro a conquistar a certificação internacional Bandeira Azul em quatro praias: Forno, Azeda, Tucuns e José Gonçalves

O júri internacional do Programa Bandeira Azul aprovou a certificação de quatro praias de Búzios para a temporada 2025/2026, consolidando o município como referência nacional em qualidade ambiental e gestão costeira. A decisão foi tomada em 20 de setembro, durante reunião realizada em Copenhague, na Dinamarca, sede da Foundation for Environmental Education (FEE), entidade responsável pela iniciativa global.

Com a aprovação da candidatura inédita da Praia de José Gonçalves, Búzios passa a ser a única cidade do estado do Rio de Janeiro com quatro praias certificadas internacionalmente: Praia Azeda-Azedinha, Praia do Forno, Praia de Tucuns e agora Praia de José Gonçalves. Destaque para a Praia do Forno, que chega à sua quarta temporada consecutiva com a Bandeira Azul.

default

De acordo com o secretário do Clima e Sustentabilidade de Búzios, Evanildo Nascimento, a inclusão da praia de José Gonçalves no programa Bandeira Azul confirma o trabalho iniciado desde 2021.

 “Estamos muito felizes com mais essa conquista! Criamos um novo paradigma de gestão ambiental e climática, começando por estabelecer padrões técnicos que garantam ao turista e ao morador a qualidade da água do mar costeiro. A presença do poder público também torna as praias mais seguras. A ideia é instalar câmeras de monitoramento na trilha que leva à praia de José Gonçalves e expandir essa iniciativa para outras praias e Unidades de Conservação. Além disso, realizamos a recuperação de áreas degradadas nessas praias, especificamente. Búzios hoje desponta como um destino turístico internacional, mas também como referência em atributos ambientais e sustentabilidade”, disse Evanildo.

Ao todo, o júri aprovou 50 praias e 10 marinas em todo o Brasil. No país, o programa é coordenado pelo Instituto Ambientes em Rede (IAR), que realizará no dia 31 de outubro a cerimônia nacional de entrega da Bandeira Azul, no Iate Clube de Santos, localizado no Guarujá, litoral de São Paulo.

A certificação internacional Bandeira Azul é concedida a praias e marinas que cumprem 38 critérios rigorosos relacionados à qualidade da água, gestão ambiental, segurança, infraestrutura, educação ambiental e preservação do patrimônio natural e cultural. Os destinos precisam comprovar anualmente o atendimento a essas exigências para manter o selo.

A conquista reforça o compromisso de Búzios com o turismo sustentável e a proteção do seu patrimônio natural, valorizando a cidade como um dos principais destinos ecológicos do Brasil.

Notícias Relacionadas

Búzios participa de ações intermunicipais pelo Mês da Visibilidade Trans
Prefeitura de Búzios lança concurso público para área da Educação
Secretaria de Ordem Pública se reúne com trabalhadores da Praia de João Fernandes para reforçar organização e segurança
CRAS de Búzios encerram Colônia de Férias do SCFV com integração, atividades psicossociais e sessão de cinema
Búzios integra calendário unificado do evento Presentes de Iemanjá Rio 2026
Secretaria de Proteção Animal amplia atendimentos e anuncia novas ações para 2026 em Búzios

Sua Solicitação foi enviada com sucesso!

Sua conta foi criada com sucesso