Búzios recebe dois transatlânticos neste final de semana

O primeiro transatlântico da temporada brasileira de cruzeiros 2021/2022 zarpou do porto de Santos nesta sexta-feira (05), com parada prevista em Búzios, amanhã (05), das 13h às 20h. No domingo outro transatlântico também estará visitando a península das 10h às 16h. Este é o primeiro navio a chegar na cidade desde a paralização em março de 2020, devido à pandemia de Covid-19.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (CLIA Brasil), o turista deste segmento gasta, em média, R$ 581,35 durante o tempo de permanência no destino, estimado em sete horas de passeio.

Para o prefeito Alexandre Martins a chegada dos transatlânticos vai aquecer a economia local, gerando renda para o setor.

“É com grande satisfação que recebemos o primeiro de muitos transatlânticos na nossa cidade, após a liberação do Ministério do Turismo e da Anvisa para a temporada de cruzeiros 2021/2021. Serão milhares de pessoas consumindo no comercio da cidade, movimentando a economia do município”, afirmou o gestor.

Para o secretário de Turismo, Dom de Búzios, a retomada dos Cruzeiros representa mais um grande passo para a recuperação da economia do Turismo na cidade, cuja atividade foi duramente afetada pela pandemia da Covid-19.

“Depois do tempo que todo o comércio ficou fechado e também com a suspensão da temporada 2020/2021 estamos apostando na gradativa retomada do turismo. Acreditamos na força desse segmento e na presença de Búzios na rota dos navios no Brasil como forte destino turístico, sendo este fluxo muito esperado pelas empresas da cidade e contribuir efetivamente para a recuperação da economia”, disse o secretário.

A liberação da circulação de navios turísticos aconteceu depois da aprovação e publicação de protocolos definidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), na última sexta-feira (29). Além da ocupação máxima de 75% da capacidade da embarcação, do distanciamento de 1,5m entre grupos e do uso obrigatório de máscaras, estão entre os protocolos sanitários determinados pela Anvisa a vacinação completa obrigatória para hóspedes e tripulantes; testagem antes do embarque com exame PCR até três dias antes ou antígeno até um dia antes da viagem; e testagem frequente de, no mínimo, 10% das pessoas embarcadas e tripulantes. As excursões e visitas em terra estão autorizadas e seguirão os protocolos das companhias.