A Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria de Clima e Sustentabilidade, recebeu nesta terça-feira (09) o Selo ODS Bronze, durante a Conferência Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), realizada no Teatro Municipal Glória Giglio, em Osasco, São Paulo. A certificação foi concedida pelo Instituto ODS, em auditoria de terceira parte, com apoio institucional da Organização das Nações Unidas (ONU). Búzios foi o único município fluminense a conquistar esse reconhecimento.

O município foi certificado pelo cumprimento de metas relacionadas a três Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, resultado do trabalho desenvolvido nos últimos quatro anos e meio pela atual gestão. Entre as iniciativas destacadas estão: o Programa de Reflorestamento de Áreas Urbanas, que garantiu o reconhecimento no ODS 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima; o Programa Bandeira Azul, implementado nas praias do Forno, Azeda, Tucuns e José Gonçalves, vinculado ao ODS 14 – Vida na Água; e o Programa de Remoção de Resíduos Sólidos em Praias, relacionado ao ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis.
Segundo o secretário de Clima e Sustentabilidade de Búzios, Evanildo Nascimento, a criação da Secretaria fortaleceu programas e projetos ambientais que vêm transformando a cidade:
“Temos realizado um trabalho profícuo com as presentes e futuras gerações, reduzindo a geração de resíduos nas praias Bandeira Azul, promovendo a acessibilidade, fomentando a limpeza do oceano e incentivando a participação de comunidades tradicionais. Estamos todos os dias plantando em algum lugar da cidade. Isso é sair da inércia ambiental e climática de décadas atrás. Criamos e continuaremos criando Unidades de Conservação para proteger nossas áreas naturais. Esse é o nosso legado e a nossa missão como Secretaria do Clima e Sustentabilidade.”
Na ocasião, o representante da Secretaria de Clima e Sustentabilidade, Bernardo Corty, recebeu o Selo ODS Bronze em nome do município.
A Conferência Nacional pelos ODS teve como objetivo celebrar o engajamento de representantes dos setores público, privado e da sociedade civil em prol da sustentabilidade, além de marcar o encerramento do Ciclo 2025 do Programa de Certificação ODS.
Com essa conquista, Búzios reafirma seu compromisso com a Agenda 2030 da ONU e se consolida como referência em políticas públicas voltadas à preservação ambiental, à sustentabilidade e à qualidade de vida da população.