A Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria de Saúde, vem fortalecendo o cuidado com a população nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Nos últimos quatro meses, foram registrados 82.271 atendimentos e procedimentos realizados exclusivamente nas UBSs, sem contabilizar os serviços prestados pela Policlínica nem pelo Hospital Municipal. Os dados são do Ministério da Saúde.
Esse número expressivo reflete o compromisso diário das equipes da Atenção Primária à Saúde (APS) em garantir acesso, acolhimento e resolutividade nas demandas de saúde da população. A média mensal chega a mais de 20 mil atendimentos e procedimentos, evidenciando a alta produtividade dos profissionais envolvidos.
Entre os principais dados do período estão:
18.979 consultas médicas individuais, realizadas dentro dos consultórios das UBSs;
Quase 3 mil atendimentos odontológicos, reforçando o cuidado com a saúde bucal;
8 mil cadastros novos ou atualizações no sistema de saúde, garantindo que mais moradores tenham acesso aos serviços;
Mais de 14 mil doses de vacinas aplicadas, contribuindo com a prevenção de doenças;
90 mil visitas domiciliares realizadas pelos agentes comunitários de saúde nos últimos 12 meses.
O coordenador das Unidades Básicas de Saúde de Búzios, o Dr. Antônio Montera, afirma que o número demonstra o esforço contínuo das equipes em garantir o correto dimensionamento populacional e a ampliação do vínculo com os usuários, etapa essencial para o planejamento e execução das ações em saúde:
“A análise dos dados revela um trabalho robusto, conduzido com responsabilidade técnica, compromisso ético e alinhamento às diretrizes do SUS. Mesmo diante de desafios estruturais, as equipes de saúde da APS têm demonstrado capacidade de superação e elevado nível de organização”, concluiu.
Mais de 64 mil atendimentos e quase 10 mil procedimentos odontológicos também foram registrados no período de 12 meses, com destaque para os procedimentos individualizados, como curativos, eletrocardiogramas e outros cuidados essenciais.
A Prefeitura de Búzios reconhece a importância desses números não apenas como indicadores de produtividade, mas como provas do compromisso com uma saúde pública acessível, preventiva e de qualidade. Cada atendimento representa um cuidado, uma escuta e uma resposta às necessidades da comunidade.