A Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, por meio da coordenadoria da Diversidade e Direitos LGBTI de Búzios realizou nesta quinta-feira (20), a “Jornada Formativa de Acolhimento à população LGBTI+”, em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio do programa Rio sem LGBTIfobia.
A Jornada foi conduzida pelos técnicos do Centro de Cidadania LGBT da Baixada Litorânea, e teve como objetivo principal promover a capacitação de diversos setores da sociedade para oferecer um atendimento inclusivo e acolhedor à comunidade LGBTI+.
O evento foi dividido em duas etapas: Pela manhã, o foco foi direcionado aos guias de turismo, empresários e trade turístico. Esta parte da formação abordou o atendimento ao turista LGBTI+, destacando a importância de um atendimento livre de preconceitos e discriminação. Conforme dados do Ministério do Turismo, o turismo LGBTI+ representa 10% do faturamento mundial do setor. Portanto, é essencial melhorar o atendimento a esse público, que busca locais inclusivos e seguros.
Na parte da tarde, a capacitação foi voltada para os funcionários do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). A formação teve como objetivo preparar os profissionais desses sistemas para melhor atender e acolher a população LGBTI+, que muitas vezes se encontra em situação de vulnerabilidade.
O evento ocorreu na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda de Búzios, reforçando o compromisso da administração municipal com a promoção da diversidade e dos direitos humanos.