Búzios realiza II Seminário da Abolição da Escravatura na Câmara Municipal

A Secretaria de Educação, Ciência e tecnologia realizará na próxima quarta-feira (03), o II Seminário da Abolição da Escravatura na Câmara Municipal de Búzios, das 8h30 às 11h e das 13h30 às 16h.

O II Seminário da Abolição da Escravatura visa estabelecer um debate sobre políticas educacionais antirracistas, e possibilitar reflexão e conscientização da importância da reparação da igualdade étnica, a valorização das expressões culturais afro-brasileiras e propiciar ferramentas para a construção de identidade da população negra, ampliando a participação das comunidades quilombolas no contexto escolar dentro do município.

O evento conta com a participação de professores e estudantes da rede, dispostos a refletir sobre a temática, bem como aprofundar as discussões sobre os significados da liberdade, do abolicionismo e lutas históricas por direitos sociais. Os desafios do pós-abolição, como a persistência do colonialismo, do racismo, da repressão e opressão talvez nunca tenham sido tão comentados como ultimamente.

A Prefeitura de Búzios repudia veementemente qualquer tipo de discriminação racial e social.

Acompanhe a programação completa do Seminário:

8h30 – Abertura (135 Anos da Abolição da Escravatura).

9h – Prof.a Marta da Costa, Representante da Comunidade Quilombola da Rasa,

Gerente da lgualdade Racial: “Valorização das Comunidades Quilombolas”.

9h20 – Prof. Dr. Luiz Guilherme Scaldaferri: “135 anos após a abolição da escravidão

Negros não são descendentes de escravos”.

10h10 – Dr. Guilherme Teixeira: “Reflexões sobre as legislações brasileiras que

envolvem o Movimento Negro. Progresso ou retrocesso?”

11h – Encerramento.

13h30 – Abertura.

13h50 – José Ricardo Bem Querer (Presidente da Comunidade Quilombola da

Baia Formosa): “Valorização das Comunidades Quilombolas”

14h10 – Elizabeth Fernandes (Presidente de honra do Quilombo da Baia Formosa):

“Memórias e Narrativas Quilombolas”

14h40 – Prof. Me. Acioli Gonçalves da Silva Júnior: “Seria a Princesa Isabel de fato

protagonista no processo de Abolição da Escravatura?”

16h – Encerramento.