A Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria da Mulher, deu início às ações da campanha dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, em alusão ao Dia Internacional pelo Fim da Violência contra a Mulher, celebrado em 25 de novembro. A programação envolve mobilizações, palestras, oficinas educativas e ações de conscientização em diferentes pontos do município.

As atividades começaram nesta terça-feira (25), com uma blitz educativa nos comércios, realizada em parceria com a Secretaria de Ordem Pública. Durante a ação, foram distribuídos adesivos e materiais informativos aos comerciantes e consumidores pela equipe do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM), além da fiscalização do cumprimento da lei que determina a afixação de cartazes com o número 180, canal nacional de denúncia de violência contra a mulher.
Nesta quarta e quinta-feira (26 e 27), ocorreu o Adesivaço nas vans, em colaboração com as cooperativas de transporte do município. Informativos foram fixados nos veículos, contendo os principais canais de ajuda às vítimas: Disque 180, Patrulha Maria da Penha (24h) e contato do CEAM, com explicações sobre seu papel no acolhimento psicológico, social e jurídico de mulheres em situação de violência.

A programação também incluiu, nesses mesmos dias (26, 27 e 28), a participação do CRHOMEM nas escolas municipais, com oficinas educativas sobre respeito, igualdade de gênero e prevenção à violência. Participam da iniciativa as escolas municipais Paulo Freire (Centro), Cileia Maria Barreto (Rasa) e Regina Silveira (São José).

Nesta quinta-feira (27), o CRHOMEM participou da palestra Novembro Azul no Grupo BZ, com Gabriel (CRHOMEM) e Dr. Antônio, reforçando o diálogo sobre saúde e prevenção.

No dia 1º de dezembro, em alusão ao Dezembro Vermelho, a Secretaria da Mulher promove a Campanha da Saúde da Mulher nas Unidades Básicas de Saúde do município. A ação integra o ativismo dos 21 dias, oferecendo informações, orientações e serviços de prevenção e cuidado com a saúde feminina, incluindo testagem, acompanhamento e conscientização sobre doenças sexualmente transmissíveis.
A campanha segue com uma ação voltada ao público masculino no dia 4 de dezembro, com o grupo de homens do CRHOMEM, conduzido pelo psicólogo da instituição.
No sábado, 6 de dezembro, a Secretaria da Mulher promove a Campanha do Laço Branco – Homens pelo Fim da Violência contra a Mulher, com a divulgação de um vídeo especial nas redes sociais, reforçando o compromisso masculino na luta contra todas as formas de violência.
O encerramento das atividades ocorre no dia 10 de dezembro, com o evento “CEAM na Praça”, integrado ao encerramento das ações da Casa da Mulher Buziana de Cem Braças, reunindo serviços, conscientização e mobilização comunitária.
Com essa programação ampla e integrada, a Prefeitura de Búzios reafirma seu compromisso com a proteção, prevenção, acolhimento e combate à violência contra a mulher, incentivando toda a sociedade a participar ativamente dessa luta.






