Búzios realiza busca ativa para orientar pais e responsáveis sobre a Pfizer Baby

A vacinação é uma das medidas mais importantes de prevenção contra doenças como a Covid-19

Com o objetivo de imunizar crianças de seis meses a dois anos de idade contra a Covid-19, a Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará ainda nesta semana, nos bairros, a busca ativa com agentes comunitários de saúde (ACS). Nas visitas os agentes irão alertar sobre os riscos da não vacinação e também tranquilizar pais e responsáveis sobre a segurança e qualidade da Pfizer Baby que estará disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município no mesmo período.

O secretário municipal de Saúde, Leônidas Heringer, reforça que a vacinação é uma das medidas mais importantes de prevenção contra doenças, sendo capaz de proteger as pessoas contra vírus e bactérias que provocam doenças graves, as quais inclusive podem levar à morte, como é o caso da Covid-19.

“As vacinas estimulam a produção de nossas defesas por meio de anticorpos, ‘ensinando’ o nosso organismo a se defender de forma eficaz e segura. Nos bebês, as defesas imunológicas ainda não estão bem formadas. Desta forma, quanto mais cedo for iniciada a vacinação, mais cedo eles ficarão protegidos. ”, explica.

O esquema de vacinação primário será composto por três doses, com um intervalo de quatro semanas entre a primeira e a segunda dose e de oito semanas entre a segunda e a terceira dose. Não está recomendada a intercambialidade com outro imunobiológico para completar o esquema vacinal. A vacina utilizada em todas as doses deverá será a mesma, a Pfizer Baby.