TTUR

Acesso Búzios

blank

NFS-e

blank

IPTU

blank

Protocolo

blank

Diário Oficial

blank

Transparência

Búzios realiza a segunda etapa do mutirão para inserção do DIU no Hospital Municipal

O mutirão é resultado do Programa de Planejamento Familiar do município

A segunda etapa do mutirão para a inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU) acontece, neste sábado (20), no Hospital Municipal Rodolpho Perissé (HMRP), e atende mais 15 mulheres que fazem parte do Programa de Planejamento Familiar do município. A primeira etapa do mutirão aconteceu no dia 7 de junho e atendeu a primeira metade de mulheres inscritas no programa.

O DIU é considerado um dos mais seguros, com 99,3% de eficácia comprovada. É indicado para mulheres que não desejam interrupção do seu ciclo menstrual e para aquelas que não querem ou não podem utilizar hormônios. Após a colocação é previsto o retorno à UBS para uma revisão após um mês, onde a mulher também será orientada sobre a avaliação periódica. Caso precise, será encaminhada ao médico especialista.

Entenda como acessar o Programa de Planejamento Familiar

O primeiro passo para solicitar a colocação do Dispositivo Intrauterino (DIU) no SUS é bastante simples. Com o cartão do SUS em mãos, procure as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do bairro onde você mora para solicitar a sua inclusão no Programa de Planejamento Familiar. O meio contraceptivo a ser utilizado para o planejamento familiar é uma escolha da mulher, que é acompanhada pela equipe das coordenações de Atenção Primária e de Programas de Saúde do município. Após esse acompanhamento, e tomada a decisão pelo DIU, as marcações são realizadas conforme a demanda.

Os dispositivos são solicitados ao Governo do Estado, com a chegada desse insumo é marcada a data de colocação no Hospital Municipal Rodolpho Perissé (HMRP). A demanda até aqui, para a colocação desse dispositivo, era pequena. A Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria de Saúde, está organizada para disponibilizar de forma rápida e segura esses serviços as mulheres do município que passarem pelo Programa de Planejamento Familiar.

O DIU não incomoda durante as relações sexuais e pode ser utilizado mesmo por mulheres que nunca engravidaram e durante o período de amamentação. Importante reforçar que o DIU é um método contraceptivo e não previne infecções sexualmente transmissíveis.

Cadastro realizado com sucesso

Sua Solicitação foi enviada com sucesso!

Sua conta foi criada com sucesso