Pular para o conteúdo
Gradiente CSS

Caro visitante, gostaríamos de informar que, em conformidade com a Lei nº 9.504/1997, Art. 73, VI, b, nosso portal terá um conteúdo limitado durante o período eleitoral.
Pedimos desculpas por qualquer inconveniência que isso possa causar e agradecemos sua compreensão.

♿ Acessibilidade:
WhatsApp Image 2023-07-06 at 10.06.11

Búzios realiza 1º Encontro do Grupo Gestor do Programa de Benefício de Prestação Continuada na Escola

Nesta quarta-feira (05), a Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda realizou o 1º Encontro do Grupo Gestor do Programa de Benefício de Prestação Continuada – BPC na Escola, para gestores da Educação e Saúde de Armação dos Búzios. O evento ocorreu no Auditório da Sedeser.

O encontro teve como objetivo discutir e traçar as ações do Programa BPC na Escola. O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é um benefício assegurado pela Lei Orgânica de Assistência Social – LOAS, Lei nº 8.742/93. Direito assegurado a todos os idosos, a partir de 65 anos e às pessoas com deficiência de qualquer idade que não possua meios de subsistência ou de tê-la provida por sua família. Sendo requisito para sua concessão uma renda familiar per capita de até ¼ do salário-mínimo por pessoa.

Na ocasião, a secretária da Pasta, Joice Costa, com a Assistente Social, Ana Cláudia de Souza, recepcionaram representantes da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia:  Severino Ramos dos Santos, Pedagogo e Gestor do CAAPE; Simone Teixeira do Espírito Santos, Assistente Social e Danielly de Souza Conceição, coordenadora de equipe. Pela Secretaria de Saúde, a bióloga Maria Ogilsa Bitering Maia.

Durante o encontro, foram discutidas as dificuldades encontradas para a permanência da pessoa com deficiência na escola e as dificuldades de acesso aos tratamentos de saúde. Foram traçadas ações em conjunto e definidas as periodicidades dos encontros do grupo gestor do BPC na Escola, que acontecerá bimestralmente. O próximo encontro está agendado para 30/08/2023.

As ações desenvolvidas pelo BPC na Escola visam o acompanhamento, monitoramento, o acesso e a permanência na escola, de pessoas com deficiência com idades de 0 a 18 anos e que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) da Assistência Social.

O programa constitui-se de ações intersetoriais das políticas de assistência social, educação, saúde e direitos humanos, com o intuito de garantir o acesso de crianças e adolescentes com deficiência à educação. Identificando barreiras e promovendo o acompanhamento às famílias nos serviços socioassistenciais sobretudo no PAIF.

O Programa BPC na Escola atua com base nos seguintes eixos:

– Acompanhamento sistemático das ações desenvolvidas pelos entes que aderirem ao Programa;

– Identificação anual dos beneficiários do BPC matriculados e não matriculados no sistema regular de ensino, realizado pelo Governo Federal;

–  Identificação das barreiras que impedem ou inibem o acesso e permanência dos beneficiários do BPC na Escola, com base no Questionário de Identificação de Barreiras;

– Disponibilização por parte do Governo Federal, aos órgãos municipais de ensino e assistência social, das relações dos beneficiários do BPC matriculados e não matriculados no sistema regular de ensino.

Notícias Relacionadas

Búzios participa de ações intermunicipais pelo Mês da Visibilidade Trans
Prefeitura de Búzios lança concurso público para área da Educação
Secretaria de Ordem Pública se reúne com trabalhadores da Praia de João Fernandes para reforçar organização e segurança
CRAS de Búzios encerram Colônia de Férias do SCFV com integração, atividades psicossociais e sessão de cinema
Búzios integra calendário unificado do evento Presentes de Iemanjá Rio 2026
Secretaria de Proteção Animal amplia atendimentos e anuncia novas ações para 2026 em Búzios

Sua Solicitação foi enviada com sucesso!

Sua conta foi criada com sucesso