Nesta quinta-feira (11), a Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, realizou uma roda de conversa no CRAS de José Gonçalves em alusão ao Setembro Amarelo – mês dedicado à prevenção do suicídio e à valorização da vida.
O encontro contou com a participação dos psicólogos Thaís Leondy e Thiago Lins, que conduziram a palestra com o tema “Saúde mental: qual o impacto das nossas emoções no nosso bem-estar?”.
Durante a atividade, foram debatidos aspectos importantes da saúde mental, como o papel das emoções no equilíbrio da vida cotidiana, a relevância do diálogo, a importância de buscar tratamento adequado e as estratégias atuais utilizadas pela psicologia para a promoção do bem-estar.
A secretária de Desenvolvimento Social, Josiani Meira, destacou a relevância da iniciativa para a rede socioassistencial do município: “Essas rodas de conversa são momentos de acolhimento e conscientização. Falar de saúde mental é fundamental para fortalecer vínculos, promover a prevenção e reafirmar o compromisso da gestão em cuidar da população com respeito e dignidade.”
A coordenadora da Gestão do Trabalho e Educação Permanente e psicóloga, Kátia Simone Souza, também ressaltou a importância da ação: “Falar de saúde mental é falar de prevenção e cuidado. O Setembro Amarelo nos lembra da importância de valorizar a vida e reforça nosso compromisso em oferecer apoio e respeito a cada pessoa. E é essencial lembrar que, em qualquer momento, quem precisar pode ligar para o 188 e falar com o Centro de Valorização da Vida, que funciona 24 horas por dia em todo o Brasil.