Visando o trabalho alternado entre pacientes e profissionais de saúde as atividades estão sendo realizadas durante todo o mês
O Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, é marcado por diversas atividades de conciliação e capacitação sobre o tema em Búzios. A iniciativa da Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, mantém uma agenda no Hospital Municipal Rodolpho Perissé (HMRP) do dia 8 a 29, com distribuição de folder, apresentação de vídeo, e rodas de conversa, alternando os trabalhos entre pacientes e profissionais de saúde. Ênfase para o dia 21, em que o psicólogo Pedro Rogério e a psiquiatra Priscila Braga, realizarão a palestra “Saúde Mental nas Relações de Trabalho”, com foco nos profissionais de saúde, mas aberta ao público.
“Essa iniciativa visa apoiar a reflexão, o debate e a ampliação do conhecimento entre os profissionais que atuam na saúde, em especial no Rodolpho Perissé, uma vez que convivem diariamente, por um longo período de tempo, com pessoas de diferentes realidades, na maior parte das vezes, em momentos delicados da vida”, explicou Sabrina Martins, assistente social e coordenadora do serviço social no HMRP.
O setembro Amarelo começou nos EUA, quando o jovem Mike Emme, de 17 anos, cometeu suicídio, em 1994. Mike era um rapaz muito habilidoso e restaurou um automóvel Mustang 68, pintando-o de amarelo. A data se popularizou em todo o mundo, e no Brasil foi escolhido trabalhar o tema poro todo o mês.
Roda de Conversa no bairro Rasa
Uma roda de conversa com o tema “Toda vida importa” com o palestrante José Tadeu Freire, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), bairro Rasa, dia 19, as 14h, promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Renda.