Búzios participa do I Fórum Brasileiro de Enfrentamento à Violência Doméstica

O município de Armação de Búzios participou nesta segunda e terça-feira (20 e 21), do primeiro   Fórum Brasileiro de Enfrentamento à Violência Doméstica (FBEVD), organizado pelo Instituto Maria da Penha (MP). O evento foi realizado no Hotel Praia do Centro, na praia do Futuro, em Fortaleza, no Ceará, com intuito de promover debates e compartilhar informações, além de discutir dados para o desenvolvimento de mecanismos institucionais de defesa dos direitos da mulher.

Na abertura do evento foram lembradas as 722 vítimas de feminicídios apenas no 1º semestre de 2023, sendo a maioria mulheres negras. Os presentes realizaram um minuto de silêncio em homenagem às vítimas.

Na ocasião, a Secretaria da Mulher Buziana, enviou duas (02) representantes para o evento: uma do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) e outra da Patrulha Maria da Penha.

A secretária da Pasta, Daniele Guimarães, ressaltou o compromisso em prestar um atendimento de qualidade às mulheres, e este Fórum, promovido pelo Instituto Maria da Penha, é referência: “Temos o compromisso em prestar um atendimento de qualidade às nossas mulheres, um atendimento acolhedor, humanizado e respeitoso. Nossa equipe tem se empenhado muito para prestar o melhor atendimento às mulheres em situação de violência e este Fórum, promovido pelo Instituto Maria da Penha, que é uma referência nacional em ações pedagógicas no enfrentamento à violência contra a mulher e, sem dúvidas elevará nosso atendimento a outro nível de qualidade.”

A Subcoordenadora de Políticas para Mulheres, Denise Teixeira, que participou do evento, agradeceu a secretária da Pasta, Daniele Guimarães por ter esse olhar incrível sobre a importância da capacitação continua e cuidado com seus colaboradores: “Não tenho palavras para agradecer a honra de representar nosso município neste Fórum. O aprendizado que levamos daqui será de imensa importância para o nosso crescimento pessoal e profissional. Esse fórum me permitiu adquirir conhecimentos e expandir minha visão sobre as vítimas e agressores. Sem dúvidas uma jornada contínua e de muito conhecimento. Vamos continuar lutando juntas para cuidar das mulheres que precisam dos nossos serviços.”

De acordo com a fundadora e presidente do Instituto Maria da Penha, Maria da Penha, o I Fórum Brasileiro de Enfrentamento à Violência Doméstica busca dimensionar os problemas existentes a partir de dados e estudos sobre a violência doméstica e familiar, além de ajudar a fortalecer os mecanismos institucionais de defesa dos direitos das mulheres. Essa é uma iniciativa que reforça a atuação do Instituto Maria da Penha para mobilizar toda a sociedade em torno dessa causa tão urgente.

A Central de Atendimento à Mulher é um serviço criado para o combate à violência contra a mulher e oferece três tipos de atendimento: registros de denúncias, orientações para vítimas de violência e informações sobre leis e campanhas.

Não se cale, denuncie. Disque 180.

Acione a Patrulha Maria da Penha: (22) 99103-9695

Busque orientação no CEAM – (22) 99608-2791