Pular para o conteúdo
Gradiente CSS

Caro visitante, gostaríamos de informar que, em conformidade com a Lei nº 9.504/1997, Art. 73, VI, b, nosso portal terá um conteúdo limitado durante o período eleitoral.
Pedimos desculpas por qualquer inconveniência que isso possa causar e agradecemos sua compreensão.

♿ Acessibilidade:
WhatsApp Image 2025-06-25 at 09.12.49

Búzios participa de seminário estadual sobre desinstitucionalização de pessoas com deficiência na assistência social

A Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, participou nesta terça-feira (24) do I Seminário Estadual: Caminho da Desinstitucionalização na Assistência Social, realizado no auditório Machado Guimarães, na sede da Procuradoria Geral do Estado (PGE), no Centro do Rio de Janeiro.

O evento reuniu autoridades do Ministério Público e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, e teve como objetivo discutir o reordenamento da política de acolhimento de pessoas com deficiência em situação de institucionalização, atualmente atendidas em quatro abrigos mantidos pelo Governo do Estado.

A participação da Secretaria de Desenvolvimento Social de Búzios se deu por meio da Coordenação de Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade. Estiveram presentes a coordenadora Fabrícia Riscado e a nova coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Rejany Ferreira. Ambas acompanharam os debates sobre os desafios e possibilidades para o acesso de usuários ao serviço de Residência Inclusiva — uma modalidade de acolhimento institucional destinada a jovens e adultos com deficiência, em situação de dependência, que não podem contar com o apoio familiar e necessitam de suporte para viver de forma mais autônoma.

Atualmente, cerca de 69 pessoas com deficiência estão institucionalizadas em abrigos estaduais. O processo de desinstitucionalização propõe a substituição desses espaços por serviços mais humanizados, em ambiente comunitário.

No caso de Búzios, a entrada na política de Residência Inclusiva pode se dar por meio da estratégia de regionalização. “O grande desafio é a realização do diagnóstico, para assegurar o acesso ao serviço de acolhimento. A Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda já está em movimento, realizando o levantamento de dados necessários para viabilizar esse acesso”, afirmou Fabrícia Riscado.

A participação da equipe técnica de Búzios no seminário reforça o compromisso da gestão municipal com a qualificação da assistência social e com a construção de uma rede de proteção mais inclusiva e articulada com as diretrizes estaduais e federais.

Notícias Relacionadas

Rua das Pedras recebe o 3º Búzios Old School Vintage a partir desta quinta-feira
Búzios receberá 20 navios de cruzeiro em dezembro e prevê impacto de quase R$ 30 milhões na economia local
Búzios forma novos guarda-vidas para reforçar a segurança nas praias em 2026
Prefeitura de Búzios divulga resultado preliminar das eleições para as Equipes Diretivas das escolas municipais
Prefeitura de Búzios realiza mutirão de limpeza na Rua Praia de João Fernandes
Prefeitura de Búzios age rapidamente após forte chuva desta terça-feira

Sua Solicitação foi enviada com sucesso!

Sua conta foi criada com sucesso