Pular para o conteúdo
Gradiente CSS

Caro visitante, gostaríamos de informar que, em conformidade com a Lei nº 9.504/1997, Art. 73, VI, b, nosso portal terá um conteúdo limitado durante o período eleitoral.
Pedimos desculpas por qualquer inconveniência que isso possa causar e agradecemos sua compreensão.

♿ Acessibilidade:
WhatsApp Image 2025-10-09 at 09.01.45

Búzios participa da 15ª Conferência Estadual de Assistência Social

Nesta quarta-feira (8), representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda de Búzios participaram da 15ª Conferência Estadual de Assistência Social do Rio de Janeiro, etapa que reuniu gestores, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) para debater os rumos da política pública no estado.

O encontro teve como tema “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência” e contou com a presença de autoridades estaduais e municipais de todo o Rio de Janeiro.

O município de Armação dos Búzios foi representado pela secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, Josiani Meira;  coordenadora da Gestão do SUAS, Indiara Falcon e pela vice-presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Bianca Machado.

O evento também contou com a participação da secretária de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Rosangela Gomes, que reforçou a importância da articulação entre os municípios e o Governo do Estado para o fortalecimento do SUAS.

Para a secretária Josiani Meira, a presença de Búzios na conferência reafirma o compromisso do município com a gestão qualificada e participativa da política de assistência social.

“Participar da conferência é essencial para que o município esteja alinhado às diretrizes nacionais e estaduais do SUAS. Esses espaços de debate e deliberação são fundamentais para aprimorar a gestão e garantir que a política de assistência social continue assegurando direitos e proteção social às famílias buzianas”, destacou.

Criado em 2005, o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) organiza, em todo o território nacional, os serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais voltados à proteção social de famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade. É por meio dele que estados e municípios atuam de forma articulada, garantindo a oferta pública e gratuita de atendimento, com base em princípios como a universalização de direitos, a equidade e o controle social.

A etapa estadual antecede a 13ª Conferência Nacional de Assistência Social, que será realizada em dezembro, em Brasília, e tem papel decisivo na formulação de propostas que orientam o financiamento, a gestão e o controle social do SUAS em todo o país.

Notícias Relacionadas

Secretaria de Ordem Pública se reúne com trabalhadores da Praia de João Fernandes para reforçar organização e segurança
CRAS de Búzios encerram Colônia de Férias do SCFV com integração, atividades psicossociais e sessão de cinema
Búzios integra calendário unificado do evento Presentes de Iemanjá Rio 2026
Secretaria de Proteção Animal amplia atendimentos e anuncia novas ações para 2026 em Búzios
Coordenadoria LGBTQIAPN+ participa de ação do Janeiro Branco promovida pela Coordenação de Saúde Mental do município
Prefeitura de Búzios abre inscrições para cursos gratuitos nas Casas da Mulher Buziana, em parceria com o Senac e a Firjan, nesta segunda-feira

Sua Solicitação foi enviada com sucesso!

Sua conta foi criada com sucesso