Búzios participa como referência em conferência sobre saúde canábica em Niterói

O município é pioneiro em políticas públicas de saúde relacionadas à cannabis medicinal

Búzios será representada em Niterói, cidade que sediará a 1ª Conferência de Saúde Canábica, uma iniciativa da Ordem dos Advogados do Brasil – subseção Niterói (OAB-Niterói) em parceria com diversas instituições. O evento ocorrerá no dia 10 de março às 17h e contará com a presença de representantes de diversas cidades, incluindo a coordenadora do núcleo de Saúde Mental e do programa de cannabis medicinal da Prefeitura de Búzios, Ana Célia Lahud.

Búzios é pioneiro em políticas públicas de saúde relacionadas à cannabis medicinal, por isso a participação do município na Conferência de Saúde Canábica de Niterói é de grande importância para disseminar conhecimento e experiências sobre a utilização da cannabis medicinal na saúde pública. A expectativa é que o evento contribua para o desenvolvimento de políticas públicas de saúde em outros municípios e estados do Brasil.

Desde de novembro de 2021 está aprovada em Búzios a lei que garante o uso e a distribuição de Cannabis Medicinal (CBD) no município, uma ação pioneira. A lei foi criada e aprovada na Câmara Municipal após a realização da Conferência Municipal de Saúde, cujo tema central foi Saúde Mental, e uma das mesas temáticas foi o uso da CANNABIS Sativa para o tratamento de crianças e adolescentes com o Transtorno do Espectro Autista e Epilepsia Refratária. É política pública pioneira de saúde que já está garantindo atendimento a 360 crianças autista e, também, 82 crianças com epilepsia refratária que não respondiam aos tratamentos convencionais.