Pular para o conteúdo
Gradiente CSS

Caro visitante, gostaríamos de informar que, em conformidade com a Lei nº 9.504/1997, Art. 73, VI, b, nosso portal terá um conteúdo limitado durante o período eleitoral.
Pedimos desculpas por qualquer inconveniência que isso possa causar e agradecemos sua compreensão.

♿ Acessibilidade:
WhatsApp Image 2025-12-09 at 10.58.11

Búzios marca presença no 18º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais, em Salvador

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda de Armação dos Búzios esteve representada no 18º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBAS 2025), realizado entre 3 e 7 de dezembro, em Salvador (BA). A participação ficou a cargo da coordenadora do CRAS da Rasa, Marielma Salarolli, que levou o nome do município ao maior e mais importante evento da categoria no país.

Com o tema “A gente sobe a ladeira por liberdade!”, o CBAS celebrou 50 anos de história e reuniu milhares de profissionais de todo o Brasil para debater direitos sociais, democracia, cultura negra, resistência e o fortalecimento do projeto ético-político do Serviço Social. A presença de Búzios reforça o compromisso da gestão com a qualificação contínua das equipes e o aprimoramento das políticas públicas no território.

Diálogo com referências nacionais do Serviço Social

Durante o congresso, Marielma participou de conferências, plenárias, rodas de conversa e lançamentos de livros, vivenciando um ambiente intenso de formação profissional.

Entre os pontos altos da participação estão os registros de diálogo com duas das maiores referências do Serviço Social brasileiro:

                •             Marilda Villela Iamamoto, autora de obras clássicas e referência nacional na área;

                •             Iolanda de Fátima Guerra, reconhecida por suas contribuições à formação profissional, supervisão de estágio e análise crítica da prática profissional.

Esses encontros simbolizam a interlocução de Búzios com o que há de mais qualificado na produção teórica e prática do Serviço Social no Brasil.

Fortalecimento da Política de Assistência Social em Búzios

A representação no CBAS reafirma o compromisso da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda com a educação permanente, a valorização profissional e a construção de políticas públicas sólidas e alinhadas às diretrizes nacionais do SUAS.

Os conteúdos vivenciados no congresso contribuem para o desenvolvimento de ações mais eficazes, humanizadas e comprometidas com a defesa dos direitos sociais da população buziana.

A Secretaria reconhece e valoriza a participação da coordenadora do CRAS da Rasa, que retorna ao município trazendo reflexões atualizadas e subsídios importantes para o fortalecimento da Assistência Social em Búzios.

Notícias Relacionadas

Secretaria de Ordem Pública se reúne com trabalhadores da Praia de João Fernandes para reforçar organização e segurança
CRAS de Búzios encerram Colônia de Férias do SCFV com integração, atividades psicossociais e sessão de cinema
Búzios integra calendário unificado do evento Presentes de Iemanjá Rio 2026
Secretaria de Proteção Animal amplia atendimentos e anuncia novas ações para 2026 em Búzios
Coordenadoria LGBTQIAPN+ participa de ação do Janeiro Branco promovida pela Coordenação de Saúde Mental do município
Prefeitura de Búzios abre inscrições para cursos gratuitos nas Casas da Mulher Buziana, em parceria com o Senac e a Firjan, nesta segunda-feira

Sua Solicitação foi enviada com sucesso!

Sua conta foi criada com sucesso