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Búzios inicia projeto de coleta seletiva através das escolas Nicomedes, Ciléa Barreto e Darcy Ribeiro

Prefeitura de Búzios inicia implantação da coleta seletiva na cidade através da educação ambiental nas escolas municipais. Nesta terça-feira (21), o prefeito Alexandre Martins recebeu os representantes da Empresa vencedora da licitação da coleta seletiva do lixo e de educação ambiental do município, para conhecer o projeto.

Durante a reunião, o prefeito Alexandre Martins, disse que está empenhado em resolver todas as questões relacionadas à coleta de lixo: “Discutimos estratégias para a implantação do programa de coleta seletiva, abordando os desafios e as soluções para tornar esse projeto uma realidade. Estamos empenhados em resolver todas as questões relacionadas à coleta de lixo e em promover uma maior conscientização sobre a importância da separação adequada dos resíduos. Nosso compromisso é continuar trabalhando incansavelmente para que nossa cidade esteja sempre limpa e organizada. A participação de todos é essencial para o sucesso dessa iniciativa”.

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A implantação de um projeto de coleta seletiva envolve o desenvolvimento de três etapas: planejamento, implantação e manutenção.

Neste primeiro momento, o projeto está sendo implantado nas escolas públicas municipais Professor Darcy Ribeiro, que fica no centro, Nicomedes, que fica em Manguinhos, Professora Ciléa Maria Barredo, que fica no bairro da Rasa, e Professora Regina da Silveira, que fica no bairro São José. O projeto inclui as 28 escolas municipais.

O objetivo é introduzir nos estudantes a conscientização pelo consumo consciente e pelo descarte correto dos resíduos recicláveis, fazê-los entender que aquilo que parece lixo, na verdade não é lixo, aquilo é um ativo, e é um ativo que tem caráter econômico, porque ele gera riqueza, ele tem caráter ambiental, porque ele não vai voltar, ele não vai ser levado para a natureza de maneira irregular, e ele vai voltar para o processo produtivo, ou seja, vai reduzir a extração de matéria, pois as crianças são os melhores vetores para que se implante as políticas públicas necessárias ao desenvolvimento.

As escolas públicas serão equipadas com os contentores e os contêineres para as estações primárias e secundárias dos Descartes, cada escola com a sua capacidade de geração devidamente calculada.  Além disso, terá tecnologia, material técnico e didático para o ambiente escolar, para que professores e alunos, possam interagir, implementar a prática cotidiana da separação dos resíduos, da classificação dos resíduos, entender toda essa cadeia logística dos resíduos, entender que isso é produção de riqueza.

A coleta seletiva é um processo que separa e recolhe de todo o lixo seco descartado pelas empresas, comércios e residências. Nessa seleção, o lixo que pode ser reciclado é separado dos resíduos orgânicos. Esse lixo orgânico, geralmente é descartado e levado para os aterros sanitários ou viram compostagem.

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Também será implantado no município, uma central de triagem que vai receber todos esses resíduos recicláveis, a fim de prepará-los da maneira correta para que esses resíduos sejam encaminhados para os recicladores, que são as indústrias. E é nessa central de triagem que as cooperativas que aderirem ao projeto poderão laborar e utilizar para que, ao invés de estarem catando na rua, eles possam receber os resíduos previamente classificados vindo das escolas e tem um ambiente saudável para que eles possam então fazer todo o pré-preparo para encaminhar para os recicladores.

A Coleta seletiva tem o caráter solidário, que é envolver as cooperativas, e dar formalidade a essas pessoas que vivem dessa insegurança da catação de resíduos pela cidade.

Além disso, a implementação da coleta seletiva nas escolas ainda tem o caráter de economia do erário público. Esses resíduos que outrora eram destinados ao aterro sanitário e que o município paga por toneladas, vão deixar de ir para o aterro sanitário, com isso o município economiza em despesas. Também arrecadará mais através do repasse do ICMS ecológico, mais conhecido como ICMS verde.

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