Búzios fecha 2022 com mais de 2000 cirurgias realizadas e filas zeradas

O número de procedimentos cirúrgicos no município é superior aos alcançados no restante do estado

Desde a retomada das cirurgias eletivas em fevereiro, que até então não podiam ser realizadas devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19, a Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, executou 2035 procedimentos cirúrgicos. O número de cirurgias no município é superior aos alcançados no restante do estado.

Destes procedimentos cirúrgicos, 809 foram de catarata e pterígios, que representavam a maior demanda reprimida de cirurgias no município. Com a realização de mutirões no início do ano os fluxos para os procedimentos cirúrgicos foram regularizados, e o tempo estimado entre a solicitação do médico da rede até o dia do procedimento é de 30 dias.

“Como foi afirmado pelo prefeito Alexandre Martins, zeramos a fila de espera definitivamente para as cirurgias de catarata e também outros procedimentos. Uma demanda anterior à nossa gestão que assumimos e que estamos regularizando. É um compromisso com a população”, afirma Leônidas Heringer, secretário de Saúde.

Ao todo foram 191 cirurgias de vesícula, 85 de hérnia, 119 urológicas, 63 planejamento familiar, 95 plásticas, 73 histeroscopia, 487 outros procedimentos. A cirurgia eletiva é um procedimento que pode ser agendado com antecedência e até mesmo adiado no prazo de um ano. Intervenções mais graves, como cirurgia de hérnia, remoção de pedras nos rins ou de apêndice, também podem ser classificadas como eletivas.

Primeira cirurgia ginecológica por vídeo no Hospital Municipal Dr. Rodolpho Perisse

O Hospital Municipal Rodolpho Perissé (HMRP), em Búzios, realizou pela primeira vez, na história do município, em agosto, duas laqueaduras tubárias com auxílio de um sistema de videolaparoscopia. O procedimento, menos invasivo que o convencional, deu início às cirurgias ginecológicas por vídeo no município, garantindo menor tempo de internação pós-operatória e menor risco de infecção. Também é relevante a melhor qualidade estética deste método cirúrgico, por serem realizadas apenas três pequenas incisões no abdome da paciente.

Cirurgias de frenectomia em bebês

Também em agosto, atendendo a demanda, a partir do “teste da linguinha” logo após o nascimento, um feito inédito no município, a Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, no HMRP quatro cirurgias de frenectomia em bebês. A frenectomia é uma cirurgia do frênulo, aquela parte de baixo da língua, que muitos chamam de ‘freio´.