Pular para o conteúdo
Gradiente CSS

Caro visitante, gostaríamos de informar que, em conformidade com a Lei nº 9.504/1997, Art. 73, VI, b, nosso portal terá um conteúdo limitado durante o período eleitoral.
Pedimos desculpas por qualquer inconveniência que isso possa causar e agradecemos sua compreensão.

♿ Acessibilidade:
WhatsApp Image 2025-06-13 at 12.00.23

Búzios encerra capacitação sobre acolhimento institucional com foco na humanização e fortalecimento da rede de proteção

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda de Búzios concluiu, nesta quinta-feira (12), a capacitação “Desmistificando o Serviço de Acolhimento Institucional”. A formação, iniciada na terça-feira (10), foi voltada a servidores que atuam no abrigo municipal, com o objetivo de qualificar o atendimento a crianças e adolescentes em situação de violação de direitos.

Promovida por meio da Gestão do Trabalho e Educação Permanente e da Coordenação da Proteção Social Especial da Média e Alta Complexidade, a capacitação teve carga horária total de 14 horas.

Durante os dois dias de atividades, os participantes — entre cuidadores, motoristas, vigias, auxiliares e equipe técnica — refletiram sobre os marcos legais do acolhimento institucional, o papel de cada profissional no cotidiano do abrigo, os desafios do cuidado e a importância da escuta sensível, do vínculo e do trabalho intersetorial na garantia dos direitos de crianças e adolescentes.

Kátia Simone Souza, coordenadora da Gestão do Trabalho e Educação Permanente, destacou que a capacitação foi um passo importante para fortalecer a rede de acolhimento do município: “Ao longo dessa jornada, os profissionais puderam aprofundar conhecimentos, esclarecer dúvidas e compreender melhor o papel que desempenham no cuidado de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. A troca de experiências foi muito rica e certamente contribuirá para um atendimento mais eficaz e acolhedor.”

A secretária Josiani Meira destacou que a iniciativa integra uma política permanente de qualificação da rede de proteção: “Investir na formação continuada dos nossos profissionais é uma prioridade da gestão. O acolhimento institucional exige sensibilidade, conhecimento técnico e compromisso com os direitos humanos. Com essa capacitação, reafirmamos o nosso compromisso em garantir que crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade sejam atendidos com respeito, dignidade e cuidado qualificado.”

Coordenadora do abrigo, Beatriz Carvalho reforçou a importância da formação para o alinhamento da equipe: “Essa capacitação está sendo de grande valia, porque está dando um norte para todos os nossos funcionários — não somente os cuidadores, mas também motoristas, vigias, auxiliares — para que tudo possa funcionar conforme deve ser dentro de um acolhimento institucional. Isso garante os direitos das crianças e dos adolescentes e nos ajuda a formar pessoas melhores.”

Já a assistente social Luciane Torres, que integra a equipe do abrigo, ressaltou os impactos diretos no dia a dia do serviço: “A capacitação realizada no dia de hoje para os profissionais do serviço de acolhimento é fundamental para garantir um atendimento de qualidade às crianças e adolescentes acolhidos no abrigo municipal. Nos mantém atualizados e preparados, e com isso conseguimos lidar melhor com os desafios do dia a dia, para oferecermos um cuidado mais humanizado e contribuirmos de forma mais eficaz para o desenvolvimento e a proteção dos acolhidos. E ainda fortalecemos o serviço como um todo.”

Fabrícia Riscado, coordenadora da Proteção Social Especial da Média e Alta Complexidade, também destacou a importância da escuta e do fortalecimento de vínculos entre as equipes: “Foram dois dias de muito aprendizado, troca de experiências e escuta qualificada. Pudemos compreender melhor a realidade vivida no serviço de acolhimento institucional, fortalecendo o vínculo entre as coordenações e os profissionais. Pretendemos realizar novos encontros como este, ampliando os espaços de formação e apoio para quem atua na linha de frente do cuidado.”

A formação faz parte das ações estruturantes da Secretaria para fortalecer os serviços da proteção social especial de média e alta complexidade, com foco no compromisso ético e técnico com os direitos humanos de crianças e adolescentes.

Notícias Relacionadas

Empresa do ramo atacadista realizará processo seletivo em três dias na Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda de Búzios
Rua das Pedras recebe o 3º Búzios Old School Vintage a partir desta quinta-feira
Búzios receberá 20 navios de cruzeiro em dezembro e prevê impacto de quase R$ 30 milhões na economia local
Búzios forma novos guarda-vidas para reforçar a segurança nas praias em 2026
Prefeitura de Búzios divulga resultado preliminar das eleições para as Equipes Diretivas das escolas municipais
Prefeitura de Búzios realiza mutirão de limpeza na Rua Praia de João Fernandes

Sua Solicitação foi enviada com sucesso!

Sua conta foi criada com sucesso