Búzios é destaque na 36ª edição do Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde

Na ocasião a Secretaria de Saúde pode apresentar a experiência de incorporação da cannabis como meio terapêutico no município

Entre os dias 12 e 15 de julho, a equipe da Secretaria de Saúde de Búzios representou o município na 36ª edição do Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – CONASEMS, um dos maiores eventos de saúde pública do Brasil, sendo o mais importante voltado à gestão do Sistema Único de Saúde – SUS. O secretário Leônidas Heringer e equipe marcou presença no o evento com a apresentação do trabalho pioneiro desenvolvido pela Prefeitura com à incorporação da Cannabis sativa como possibilidade terapêutica para o tratamento de diversas doenças refratárias.

Como parte da programação aconteceu a 17ª edição da Mostra “Brasil, aqui tem SUS” onde foram apresentadas 343 experiências exitosas de Secretarias de Saúde, com o objetivo de mostrar o SUS que dá certo e proporcionar um espaço de troca de experiência entre os profissionais.

A experiência do município foi elogiada pelo avaliador Dr. André Bonifácio, professor da Universidade Federal da Paraíba, que destacou que o projeto além da incorporação da Cannabis traz a importante perspectiva da família como potencial de desenvolvimento do paciente.

A experiência também se destacou pelo fato da Cannabis ter sido incorporada no plano terapêutico a partir de ampla discussão com a sociedade civil e com a Casa Legislativa, que culminou com a publicação de Lei autorizativa para a aquisição dos derivados canabidióides, para distribuição gratuita aos pacientes.

Considerando o pioneirismo desta experiência no Brasil, o stand do Município no Congresso foi ponto de encontro de técnicos e secretários municipais de saúde de todo o Brasil, que buscaram conhecer com maiores detalhes a experiência e seus resultados bem como ampliarem as discussões sobre como poderiam replicar a experiência em seus municípios. O stand também foi visitado por pesquisadores, inclusive da FIOCRUZ, interessados em estabelecer parcerias para estudo e divulgação.

A programação ainda contou com grandes mesas sobre temas importantes para a gestão municipal do SUS, como: Fortalecimento da Atenção Básica, o SUS e a pandemia da Covid-19, Financiamento e Gestão, além de atividades paralelas sobre Regionalização, Assistência Farmacêutica, Saúde Mental, Judicialização e Emendas Parlamentares.