Búzios destaca aumento da arrecadação em encontro do Condetur da Costa do Sol

A Prefeitura de Búzios recebeu a Assembleia Geral do Conselho Regional de Turismo da Costa do Sol (Condetur da Costa do Sol) nesta quinta-feira (29).

Durante o evento, que aconteceu na sede da Secretaria de Turismo de Búzios, diversos temas inerentes ao turismo da Região da Costa do Sol estiveram em pauta, além de terem sido feitos uma prestação de contas, foram debatidos a segurança pública da região, mobilidade urbana, maneiras de garantir um desenvolvimento sustentável e meios de estabelecer cada vez mais integração entre os municípios que fazem parte do conselho.

A assembleia contou com a presença do prefeito Alexandre Martins, do secretário de Turismo de Búzios, Cristiano Marques, o presidente do Condetur, Marco Navega, o Secretário Geral do Condetur, Marco Simas, o vice-presidente da iniciativa privada do Condetur e presidente do Sindicato de Hotéis e Restaurantes, Bares e Similares de Búzios (SindSol), Thomas Weber; além de secretários de municípios e de representantes de entidades e convention bureaux da região.

O Secretário de Turismo de Búzios, Cristiano Marques, disse que o Condetur tem por objetivo unir para agregar os interesses dos municípios que fazem parte da Região da Costa do Sol: “cada destino tem uma ação pontual, e o Condetur veio para criar um elo entre os destinos turísticos da Costa do Sol. O objetivo é criar sinergia para que toda a região se desenvolva de forma sustentável com a captação de mais visitantes e até obter recursos tanto do governo estadual quanto federal”, disse Cristiano.

O prefeito Alexandre Martins comentou brevemente sobre como os eventos que a prefeitura de Búzios tem realizado durante sua gestão têm contribuído para o desenvolvimento econômico da cidade: “Búzios está conseguindo cumprir com o calendário de eventos, que já está em seu segundo ano. A arrecadação de fonte zero do município aumentou, desde o primeiro ano que começamos o calendário de eventos. O turismo é essa alavanca de arrecadação para o município. No início da gestão, a arrecadação tinha aumentado cerca de 2 a 3 milhões de um ano por outro. No primeiro ano de pandemia o município arrecadou 36 milhões a mais e no segundo ano, 50 milhões de reais, isso apenas de fonte zero”, disse o prefeito.

De acordo com Alexandre, é o turismo que impulsiona a arrecadação na cidade: é devido ao turismo que existem mais de 90 ruas sendo asfaltadas em Búzios e escolas passando por adequações prediais, porque esse tipo de serviço é pago com recursos próprios.

O presidente do Condetur, Marco Navega, agradeceu a recepção da Secretaria de Turismo e falou da relevância de Búzios dentro do conselho. De acordo com ele, o evento serviu para colocar em evidência matérias tanto do interesse dos municípios como um todo, quanto dos interesses de alguns de forma isolada. “o Condetur consegue reunir iniciativa pública, que são as prefeituras, iniciativa privadas, que são os convention bureaux e o terceiro setor, as universidades do turismo, associações comerciais entre outros” disse ele.

Ainda de acordo com Navega, o trabalho do Condetur é unir as necessidades da iniciativa privada, que na opinião dele, conduzem o turismo, e associar isso ao papel das prefeituras. Ele disse que a região turística da Costa do Sol está totalmente formalizada e que o Condetur possui um estatuto registrado e uma diretoria eleita. “Nossa intenção é colaborar e transformar o turismo que temos em um turismo de excelência para receber cada vez melhor os nossos visitantes”, disse.

O presidente do SindSol, Thomas Weber, disse que essa assembleia é fundamental: “O tratamento de todos os municípios em conjunto com a finalidade de atrair e para fazer uma gestão do turismo em conjunto, é fundamental. Nós precisamos ter muita atenção na realização de eventos, para não termos datas conflitantes e a regionalização é justamente isso, entre outros pontos importantes”, disse ele.

SOBRE O CONDETUR

O Condetur, formado em 2008, existe por força de um certificado outorgado pelo Ministério do Turismo, além de ser composto por 13 municípios e formado pela iniciativa privada, secretarias de turismo, convention bureaux e associações comerciais. O conselho iniciou sua atuação constituindo comissões de trabalho voltadas para a infraestrutura, capacitação, marketing/eventos e políticas públicas, que juntaram seus esforços aos da Diretoria e Conselho objetivando o desenvolvimento do turismo na região Costa do Sol.