Pular para o conteúdo
Gradiente CSS

Caro visitante, gostaríamos de informar que, em conformidade com a Lei nº 9.504/1997, Art. 73, VI, b, nosso portal terá um conteúdo limitado durante o período eleitoral.
Pedimos desculpas por qualquer inconveniência que isso possa causar e agradecemos sua compreensão.

♿ Acessibilidade:
Praia do Forno

Búzios conquista Selo ODS Bronze, certificação nacional do Instituto ODS

A Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria do Clima e Sustentabilidade, conquistou o Selo ODS Bronze, certificação nacional do Instituto ODS, com reconhecimento oficial da Organização das Nações Unidas (ONU). A premiação será entregue no dia 9 de setembro, em cerimônia no Teatro Municipal Glória Giglio, em Osasco (SP), quando cidades de todo o país terão seus projetos certificados e receberão o selo com validade de 12 meses.

O município foi certificado pelo cumprimento de metas relacionadas a três Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, fruto do trabalho desenvolvido nos últimos quatro anos e meio pela gestão do prefeito Alexandre Martins. Até o momento, Búzios é o único município fluminense a conquistar esse reconhecimento.

Em Búzios, três programas foram responsáveis pela conquista: o Programa de Reflorestamento de Áreas Urbanas, que garantiu o reconhecimento no ODS 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima; o Programa Bandeira Azul, implementado nas praias do Forno, Azeda, Tucuns e José Gonçalves, vinculado ao ODS 14 – Vida na Água; e o Programa de Remoção de Resíduos Sólidos em Praias, representando o ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis.

Cabe enfatizar que em novembro de 2024, durante o encontro do G20 na cidade do Rio de Janeiro, Búzios conquistou o 2º lugar no Desafio dos ODS da ONU-Habitat, sendo premiada em ODS 6/Água e Saneamento e ODS 14/Vida na Água, frente outros 92 municípios do estado do Rio de Janeiro.

De acordo com o secretário do Clima e Sustentabilidade, Evanildo Nascimento, a certificação representa um avanço no compromisso do município com políticas públicas voltadas à preservação ambiental, à sustentabilidade e à qualidade de vida da população, além de consolidar Búzios como referência nacional em gestão ambiental integrada.

As 3 certificações possuem validade de 12 meses e devem ser renovadas em auditoria anualmente. O procedimento possui apoio e reconhecimento institucional da ONU, que coordena esforços nos países membros para que estes possam se adequar às metas do desenvolvimento sustentável.

Notícias Relacionadas

Secretaria de Ordem Pública se reúne com trabalhadores da Praia de João Fernandes para reforçar organização e segurança
CRAS de Búzios encerram Colônia de Férias do SCFV com integração, atividades psicossociais e sessão de cinema
Búzios integra calendário unificado do evento Presentes de Iemanjá Rio 2026
Secretaria de Proteção Animal amplia atendimentos e anuncia novas ações para 2026 em Búzios
Coordenadoria LGBTQIAPN+ participa de ação do Janeiro Branco promovida pela Coordenação de Saúde Mental do município
Prefeitura de Búzios abre inscrições para cursos gratuitos nas Casas da Mulher Buziana, em parceria com o Senac e a Firjan, nesta segunda-feira

Sua Solicitação foi enviada com sucesso!

Sua conta foi criada com sucesso