A Prefeitura de Armação dos Búzios, por meio da Secretaria do Clima e Sustentabilidade, conquistou o 4º lugar nacional na categoria “Cidades Pequenas” do Prêmio Cidade Caminhável 2025, promovido pelo Instituto Caminhabilidade, com apoio da organização internacional Urban 95 e parceria da Walk 21. O reconhecimento veio graças ao projeto Búzios Eco Trail, criado pelo secretário e biólogo Evanildo Nascimento e pelo coordenador de Unidades de Conservação Bernardo Corty, projeto este que incentiva a mobilidade ativa por meio de trilhas ecológicas que interligam unidades de conservação e promovem a sustentabilidade no município.
O prêmio tem como objetivo reconhecer projetos públicos voltados à melhoria da caminhabilidade — a facilidade de se locomover a pé com conforto e segurança nas cidades — e, nesta terceira edição, considerou iniciativas realizadas entre janeiro de 2024 e dezembro de 2025. Foram 57 inscrições válidas, provenientes de 38 cidades de 13 estados brasileiros, abrangendo todas as regiões do país, exceto a Norte.
O projeto Búzios Eco Trail, inscrito oficialmente pela Prefeitura após recomendação da organização internacional Walk 21, se destacou nos critérios de avaliação que incluíam caminhabilidade, impacto, participação social, colaboração e inovação, obtendo nota 3,8, em comparação ao primeiro colocado, que alcançou 4,2.
O Búzios Eco Trail busca estimular, em moradores e visitantes, o hábito de caminhar, oferecendo circuitos ecológicos que interligam Unidades de Conservação Terrestres, como a trilha inaugurada em 2023, com 1,5 km de extensão, ligando o Parque Municipal da Lagoinha (Praia do Forno) ao Monumento Natural da Brava. Entre as trilhas destacadas na premiação estão os circuitos Brava–Forno e Canto–Tartaruga.
Além de promover a mobilidade ativa, o projeto está inserido na agenda “Sustentabilidade Ambiental e Urbanística Búzios 2030”, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente os ODS 6 (Água Potável e Saneamento) e 14 (Vida na Água). Em 2024, esse compromisso ambiental já havia sido reconhecido internacionalmente pela ONU-Habitat.
O secretário do Clima e Sustentabilidade, Evanildo Nascimento, destacou que este reconhecimento reforça o compromisso da cidade com políticas inovadoras e integradas:
“Mais um prêmio fruto de um trabalho profícuo com projetos de sustentabilidade ambiental e climática. Nós temos o desafio de avançar nas questões de estrutura e manutenção de trilhas ecológicas e precisamos prover os recursos necessários, tanto humanos como financeiros, para fazer de Búzios uma cidade ainda mais sustentável. Nosso objetivo, também por meio dos corredores verdes da cidade, é promover a construção de calçadas e ciclovias em toda a cidade, conectando as nossas praias e Unidades de Conservação, promovendo o turismo de aventura e realizando o plantio e a recuperação ambiental em todo o município.”
O projeto também resgata e valoriza os antigos caminhos usados pela comunidade pesqueira tradicional nos anos 1950 e 1960, reinterpretando-os com uma abordagem moderna, focada na preservação ambiental, áreas verdes resilientes e educação ecológica. Todos os trechos contam com sinalização informativa, incentivo à reciclagem e envolvem diretamente trabalhadores locais, promovendo trabalho, renda e movimentação da economia circular com foco no turismo sustentável.
Todas as iniciativas inscritas no Prêmio Cidade Caminhável integram o Mapa Público de Ações para a Caminhabilidade nas Cidades Brasileiras, criado após a implementação da Política Nacional de Mobilidade Urbana (2012), ampliando a visibilidade das ações públicas bem-sucedidas em todo o país.
A conquista de Búzios também contou com apoio na divulgação de instituições como ITDP Brasil (Instituto de Políticas de Transporte & Desenvolvimento), WRI Brasil (World Resource Institute), Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e Urban 95.
A Prefeitura de Búzios comemora este reconhecimento como um marco importante no avanço das políticas públicas voltadas à mobilidade sustentável, turismo ecológico e preservação ambiental, reforçando o compromisso com uma cidade mais acessível, saudável e conectada com o futuro.