Búzios conclui primeiro ciclo do Projeto Primeira Infância Cidadã

Nesta quinta-feira (02), a Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda e o projeto Primeira Infância Cidadã (PIC) concluiu o primeiro ciclo de atividades em Búzios. O encontro foi realizado na sede da Secretaria Municipal de Turismo, através do Seminário de Mobilização do Plano Municipal pela Primeira Infância, com o engajamento de agentes públicos ligados a instituições locais que compõem o Sistema de Garantia de Direitos (SGD) das crianças. Eles estão sendo preparados para elaborar ou revisar seus Planos Municipais de Primeira Infância, os PMPI.

Articulação – o contexto de pandemia exigiu a adaptação dos encontros formativos para a modalidade a distância. Os encontros nas salas online reuniram agentes públicos da área de saúde, educação, assistência social, conselheiros do CMDCA, tutelares, representantes do legislativo e da sociedade civil, que puderam acessar os conteúdos com qualidade e refletir, em grupo, sobre as suas práticas cotidianas.

A metodologia das trilhas favorece a articulação de setores do serviço público para atender às diversas necessidades da criança, como indica o Plano Nacional pela Primeira Infância (PNPI 20-30), elaborado pela Rede Nacional Primeira Infância (RNPI), que reúne organizações da sociedade civil, do governo, do setor privado, de outras redes e multilaterais que atuam, direta ou indiretamente, pela promoção e garantia dos direitos da Primeira Infância.