Por determinação da Marinha, embarcações acima de 50B de arqueação bruta, só podem ser conduzidas por pessoas com qualificação técnica de Marinheiro. Em Búzios esta norma atinge algumas escunas, o que obriga sua tripulação a se adequar para continuar trabalhando no setor. Em contato com a Marinha, a Prefeitura de Búzios por meio de sua Secretaria do Mar, Ordenamento Náutico e Pesca, busca o entendimento para que os condutores tenham tempo hábil e condições de se qualificar para continuarem a exercer suas funções.
– Estamos tratando com a Marinha para que seja dado um prazo para esta qualificação acontecer. Assim podemos ajudar buscando oferecer o curso de Marinheiro para os condutores de escunas. Mas também trabalhamos a ideia de uma mudança na norma, que permita que estes condutores continuem navegando da forma como acontece hoje, pois estes profissionais não conduzem a embarcação para o mar aberto. Eles realizam uma navegação interior, interna, ao longo da orla, e nunca registramos situações de risco ou acidentes – explica o secretário José Luiz Serafim.
O curso de Marinheiro e Moço é oferecido pela Capitania dos Portos ou por agente credenciado pela Marinha. A Prefeitura de Búzios estuda a melhor forma para ajudar a trazer esta qualificação técnica aos interessados. As escunas continuam operando normalmente.