Pular para o conteúdo
Gradiente CSS

Caro visitante, gostaríamos de informar que, em conformidade com a Lei nº 9.504/1997, Art. 73, VI, b, nosso portal terá um conteúdo limitado durante o período eleitoral.
Pedimos desculpas por qualquer inconveniência que isso possa causar e agradecemos sua compreensão.

♿ Acessibilidade:
  • Home
  • Mulher
  • Búzios avança no enfrentamento à violência com criação do CRHomen
WhatsApp Image 2025-12-05 at 17.07.50

Búzios avança no enfrentamento à violência com criação do CRHomen

A Prefeitura de Búzios deu um passo decisivo no fortalecimento das políticas públicas de prevenção e enfrentamento à violência doméstica com a criação da Lei do CRHomem. A Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, nesta quinta-feira (04), o Projeto de Lei nº 214/2025, de autoria do Poder Executivo, que institui o Centro de Referência do Homem (CRHomem) – um equipamento voltado para ações de prevenção, orientação e ressocialização de homens envolvidos em situações de violência.

De acordo com o projeto, o CRHomem será vinculado à Secretaria Municipal da Mulher e terá suas atividades financiadas por recursos do Fundo Municipal de Assistência à Mulher, além de verbas próprias da Secretaria e de possíveis repasses advindos de convênios com outros entes federativos.

Inaugurado em 11 de Setembro de 2025, o centro atua em uma frente essencial da prevenção: o trabalho com homens encaminhados pela Justiça, com o objetivo de evitar novos episódios de violência e ampliar a proteção às mulheres. Esse tipo de acompanhamento integra as medidas protetivas de urgência previstas no artigo 22, incisos VI e VII, da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006).

Importante destacar que todas as mulheres em situação de violência têm direito ao atendimento psicológico, social e jurídico oferecido pelo CEAM, a rede especializada do município.

A participação dos autores de violência em grupos reflexivos não substitui a responsabilização, mas cumpre uma função complementar essencial: promover reflexão, reeducação e prevenção. Trata-se de um instrumento de política pública reconhecido nacionalmente pela sua eficácia na redução da reincidência.

A secretária da Mulher, Daniele Martins, celebrou a aprovação.
“Agora, o CRHomem se torna política pública permanente em Búzios. A aprovação deste projeto representa mais um passo na construção de uma cidade que educa e previne”, afirmou.

O Centro de Referência do Homem atuará de forma integrada à rede de proteção às mulheres, promovendo ações educativas, acompanhamento psicossocial e programas de responsabilização que contribuam para a redução dos índices de violência doméstica e familiar.

Notícias Relacionadas

Defesa Civil de Búzios alerta para previsão de pancadas de chuva moderadas a fortes na região
Búzios recebe lançamento do Programa Planifica para fortalecer a rede de atenção à saúde
Prefeitura de Búzios informa interdição no trânsito da Estrada da Álvaro Elídio Gonçalves próximo a Clínica Olavo da Costa para obras de drenagem
Secretarias de Turismo e de Governo de Búzios promovem encontro para fortalecimento do turismo local
Búzios participa de ações intermunicipais pelo Mês da Visibilidade Trans
Prefeitura de Búzios lança concurso público para área da Educação

Sua Solicitação foi enviada com sucesso!

Sua conta foi criada com sucesso