Búzios adota prescrição do tratamento com Cannabis Medicinal para Autista

A Secretaria de Saúde de Búzios iniciou nesta quarta-feira (01) o tratamento com Cannabis Medicinal, a princípio para crianças autistas, depois ampliarão para outras patologias como Alzheimer, Câncer, Parkinson, entre outras.

A liberação da medicação é através da Associação Brasileira de Acesso do Rio de Janeiro (AbraRio) mediante prescrição do médico neurologista responsável pela criança. É necessário o responsável da criança ser associado da AbraRio. Atualmente Búzios tem 300 crianças autistas cadastradas na rede pública e privada de saúde do município.

A Secretaria de Saúde de Búzios está estudando incluir o medicamento na Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUME) para ser distribuído gratuitamente pelo município.

De acordo com o secretário de Saúde Leônidas Heringer Fernandes, o passo mais importante foi colocar a saúde mental como ponto de prioridade na saúde pública do município.

“E um dos pontos que discutimos inclusive foi tema da nossa Conferência Municipal de Saúde, foi a utilização dos medicamentos derivados da cannabis em especial neste primeiro momento em crianças com autismo. São mais de 300 crianças com autismo no município, iniciamos este projeto alguns meses atrás e constatamos um resultado muito positivo, tanto para essas crianças quanto para suas famílias. Tudo que for importante no ponto de vista farmacológico e do tratamento, vamos estar trabalhando para oferecer em menor prazo possível para a cidade”.

A comissão de revisão da REMUME está trabalhando para ser publicada a inclusão do medicamento nesta semana. Após 30 dias o município vai estar adequado a nova realidade e poderá distribuir a medicação gratuitamente.

Para se cadastrar na Associação Brasileira de Acesso do Rio de Janeiro, acesse o link:

https://abrario.org/
twitter volgers kopen

Sua Solicitação foi enviada com sucesso!

Sua conta foi criada com sucesso