Pular para o conteúdo
Gradiente CSS

Caro visitante, gostaríamos de informar que, em conformidade com a Lei nº 9.504/1997, Art. 73, VI, b, nosso portal terá um conteúdo limitado durante o período eleitoral.
Pedimos desculpas por qualquer inconveniência que isso possa causar e agradecemos sua compreensão.

♿ Acessibilidade:
  • Home
  • Turismo
  • Búzios abre temporada de avistamento de baleias-jubarte na Região dos Lagos com capacitação prática em alto-mar
WhatsApp Image 2025-06-02 at 15.04.14

Búzios abre temporada de avistamento de baleias-jubarte na Região dos Lagos com capacitação prática em alto-mar

Búzios abre temporada de avistamento de baleias-jubarte na Região dos Lagos com capacitação prática em alto-mar

Nesta sexta-feira (30), Búzios foi a primeira cidade da Região dos Lagos a abrir a temporada de avistamento de baleias-jubarte, com uma aula prática em alto-mar. O encontro marcou o encerramento da capacitação para operadores de turismo sobre a observação de baleias e golfinhos, realizada na quinta-feira (29), no auditório da Secretaria de Turismo, pelo Projeto Amigos da Jubarte, do Espírito Santo.

A capacitação foi ministrada para cerca de 50 alunos, entre eles: guias e agentes de turismo, empresários, donos de embarcações, gestores públicos, estudantes de oceanografia, biologia, medicina veterinária e turismo; ambientalistas e amantes da vida marinha; praticantes de canoa havaiana, nadadores, surfistas e outros esportistas; membros de ONGs e projetos socioambientais; educadores, professores e pedagogos.

O avistamento em alto-mar contou com a presença do secretário do Clima e Sustentabilidade, Evanildo Nascimento, que agradeceu a parceria com a empresa Libertas, responsável por disponibilizar a embarcação, possibilitando a realização da parte prática sem custos para o município.

“Essa aula prática é de grande importância, pois permite que os alunos do curso tenham a oportunidade de observar o ambiente marinho. Mesmo que não tenhamos a sorte de encontrar os animais, os pesquisadores conduzirão toda a atividade prática a bordo. Assim, quando esses alunos se depararem com os animais em seu habitat natural, saberão como protegê-los, manter a distância adequada e observar cada espécie com responsabilidade. Além disso, estarão preparados para proporcionar aos turistas que visitam Búzios momentos incríveis durante a melhor temporada.”

A produtora cultural Liv Solino, que desenvolve projetos voltados para o meio ambiente e participou da capacitação, declarou: “Estamos muito gratos pelo curso de condutores, que deu a oportunidade de reunir uma galera do meio ambiente em Búzios e também formar condutores que ajudam a difundir a educação ambiental para crianças e para pessoas que não estão habituadas com esse tipo de educação. E foi só alegria até agora. Hoje estamos avistando baleias, que é uma coisa nova em Búzios. Ainda é um mercado que a gente está estudando — como proporcionar o turismo de avistamento aqui com segurança, oferecendo momentos incríveis, únicos, mais uma atração em Búzios.”

O cineasta e documentarista Tom Lorenzo, que também participou do curso de avistamento, destacou: “Durante muito tempo, a península sobreviveu com a pesca baleeira. Búzios tem essa história de que era iluminada com gordura de baleia, e hoje Búzios salva as baleias. Essa iniciativa de trazer o curso serve para nos tornarmos multiplicadores dessa preservação, para que as pessoas tenham consciência de não consumir plástico, de pensar mais no oceano — e de observar as baleias com foco na preservação do mar.”

A iniciativa, que contou com o apoio da Secretaria de Turismo, dialoga com os valores do projeto em prol da educação ambiental, da capacitação técnica e do fomento ao ecoturismo ordenado e sustentável em Búzios.

O secretário de Turismo, Thomas Weber, destacou que há grande participação no curso e que a iniciativa da Secretaria do Clima e Sustentabilidade em capacitar os operadores de turismo representa um grande avanço para a área ambiental do município.

Com a abertura oficial da temporada de avistamento de baleias-jubarte, Búzios reafirma seu compromisso com a conservação ambiental e o desenvolvimento do ecoturismo sustentável. A capacitação de profissionais locais fortalece a economia, promove a conscientização ecológica e posiciona o município como referência na promoção de práticas responsáveis voltadas à valorização da vida marinha e à experiência turística de qualidade.

Notícias Relacionadas

Rua das Pedras recebe o 3º Búzios Old School Vintage a partir desta quinta-feira
Búzios receberá 20 navios de cruzeiro em dezembro e prevê impacto de quase R$ 30 milhões na economia local
Búzios forma novos guarda-vidas para reforçar a segurança nas praias em 2026
Prefeitura de Búzios divulga resultado preliminar das eleições para as Equipes Diretivas das escolas municipais
Prefeitura de Búzios realiza mutirão de limpeza na Rua Praia de João Fernandes
Prefeitura de Búzios age rapidamente após forte chuva desta terça-feira

Sua Solicitação foi enviada com sucesso!

Sua conta foi criada com sucesso