TTUR

Acesso Búzios

NFS-e

IPTU

Protocolo

Diário Oficial

Transparência

Caro visitante, gostaríamos de informar que, em conformidade com a Lei nº 9.504/1997, Art. 73, VI, b, nosso portal terá um conteúdo limitado durante o período eleitoral.
Pedimos desculpas por qualquer inconveniência que isso possa causar e agradecemos sua compreensão.

Baleia Jubarte encalhada nos costões rochosos da Praia de Caravelas em Búzios, é rebocada para alto mar nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira (20), uma baleia da espécie Jubarte apareceu morta na praia de Caravelas, em Búzios. O animal com cerca de 15 a 18 metros de extensão, e mais ou menos 40 toneladas, foi rebocado, e destinado a alto mar, pelas equipes de Guarda-vidas e da Secretaria do Ambiente e Urbanismo, A operação teve início, pela manhã, com o isolamento da área pela equipe da Defesa Civil do município.  

 Devido estar preso em uma caverna/gruta, a operação foi delicada e arriscada, teve que esperar a maré alta para rebocá-la. As medidas cabíveis neste caso foi o isolamento da área, e a proibição temporária de pelo menos um dia de banho na praia.

De acordo com os protocolos técnicos nesses casos, a possibilidade mais utilizada é levar o animal para o alto mar, para que a carcaça venha ser empurrada pela maré, e tenha o destino natural. Neste procedimento mais de 90% das carcaças afundam seguindo seu curso natural, sendo o fundo do mar e entrando dentro da cadeia alimentar. Quando não há essa possibilidade, é feito uma cova à beira mar, o que não foi necessário neste caso.

O secretário da Pasta, Evanildo Nascimento, acompanhou todo o processo de desencalhe e reboque do mamífero para alto mar. A operação contou com a participação de cinco (05) técnicos da Secretaria do Ambiente e Urbanismo, seis (06) Guarda-vidas, além da coordenadoria da Defesa Civil.

A baleia Jubarte foi rebocada no final do dia por uma traineira, com apoio da Colônia de Pesca Z23 de Búzios.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso!

Sua conta foi criada com sucesso