O pagamento deste mês do Auxílio Beija-Flor, programa para conceder auxílio financeiro aos usuários do Projeto Beija-Flor da Prefeitura de Búzios, foi realizado nesta terça-feira (9). O benefício criado pela prefeitura é uma das ações da Secretária Municipal de Saúde para a saúde mental do município.
“O Auxílio Beija-Flor é uma iniciativa fundamental para o cuidado e o bem-estar emocional de nossa comunidade. Estamos comprometidos em proporcionar um ambiente acolhedor e seguro, onde todos possam encontrar apoio e orientação. O auxílio reflete nosso compromisso contínuo em promover a saúde mental e o bem-estar de todos os cidadãos de nossa cidade.”, afirmou a secretária da pasta, Priscilla Gasparetto.
Os pacientes beneficiários são portadores de autismo e epilepsia refratária, podendo se estender a outras patologias. Os requisitos para receber o benefício são: ser residente do município há pelo menos 2 anos, possuir laudo médico com a descrição da doença e prescrição em receituário público por médico habilitado no Projeto Beija-flor.
Além do auxílio, o município possui a Clínica Beija-Flor, voltada para a Saúde Mental de crianças e adolescentes, especialmente aqueles com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e tem como objetivo principal proporcionar um alicerce sólido para o bem-estar e desenvolvimento desse público. Atualmente a clínica é composta por equipe multidisciplinar.