Atualização do panorama epidemiológico da COVID-19 em Armação dos Búzios

Atualização do panorama epidemiológico da COVID-19 em Armação dos Búzios

Desde a publicação do Decreto Municipal nº 1.366/2020, emitido pelo prefeito André Granado, no dia 21 de março de 2020, face à declaração de uma pandemia pela OMS – Organização Mundial da Saúde – a Prefeitura de Búzios, tendo em vista a urgência da situação epidemiológica, vem adotando, importantes medidas preventivas e sanitárias para o enfrentamento da COVID-19 no município.

O plano de contingência para o combate do novo coronavírus traçado pela Vigilância em Saúde Municipal, foi dividido em quatro etapas distintas e obedece aos seguintes critérios de atuação:

1ª Etapa: Fase de Alerta – Organização da Rede de Saúde

Após a confirmação do primeiro caso de COVID-19 na cidade do Rio de Janeiro, no dia 05 de março de 2020, o prefeito André Granado, junto às secretarias governamentais, iniciou ações específicas no enfrentamento da pandemia com o objetivo de preservar a saúde da população e minimizar os efeitos socioeconômicos do novo coronavírus.

Dentre as principais medidas adotadas pela Prefeitura de Búzios nesta etapa, destacam-se a campanha de vacinação em casa para idosos, a descentralização do Hospital Municipal Dr. Rodolpho Perissé (do atendimento de triagem para os postos e unidades básicas de saúde nos bairros), a criação da “ALA COVID-19” (HMRP) com leitos e equipamentos exclusivos para o tratamento de pacientes moderados e graves, a chegada de duas novas ambulâncias, além de uma nova van para transporte de pacientes, adaptada para portadores de necessidades especiais, por meio do “Estado Presente na Saúde” –  Programa do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Paralelamente, a Prefeitura de Búzios realizou o lançamento das primeiras campanhas de prevenção e higiene junto à população, iniciando também, os testes de COVID-19 e os treinamentos para os profissionais que trabalham na linha de frente no combate à doença, nas áreas da saúde e da segurança.

2ª Etapa: Perigo Eminente – Contenção do Vírus no Município

 No dia 13 de abril de 2020, o prefeito André Granado anunciou, em vídeo, à população, a confirmação do primeiro caso de COVID-19 em Búzios. A partir desta data, além da divulgação diária dos dados oficiais sobre a COVID-19, foram iniciados os inquéritos epidemiológicos e o monitoramento constante de pacientes na cidade. Durante essa fase, decretos municipais já se encontravam em vigor: a suspensão das aulas nas redes públicas e particulares, a paralisação de serviços não essenciais no município, a restrição do número de passageiros no transporte público, o fechamento de 100% do setor de turismo, a restrição do acesso às praias da cidade, entre outras.

Como forma de contenção, foi determinada também, via Decreto Municipal nº 1.387/2020, a obrigatoriedade do uso de máscaras para toda a população, assim como a prática do distanciamento social, com marcações em filas, em bancos, mercados, etc., respeitando a distância mínima de 1,5m entre os clientes.

Barreiras sanitárias

A fiscalização das 03 barreiras sanitárias nos acessos à cidade foi intensificada a partir desta fase de contenção do vírus. Além da apresentação dos documentos necessários à entrada no município, foram adotados os procedimentos de aferição da temperatura corporal e a distribuição de folhetos explicativos sobre prevenção e higiene no combate ao coronavírus. 

 O Decreto Municipal nº 1.405/2020 instituiu o “lockdown” noturno na cidade, a partir do dia 8 de maio de 2020, determinando a restrição de circulação de pessoas e de veículos, entre 23 h e 6h, com uma tolerância até às 24h para os serviços de entrega (“delivery”).

3ª Etapa: Mitigação – Resposta e Emergência

Nesta etapa, as principais ações visam a proteção dos grupos de risco da população através da intensificação do monitoramento epidemiológico, do controle de dados da doença e da divulgação diária de boletins oficiais emitidos pela Secretaria Municipal de Saúde, através do painel publicado e atualizado diariamente no site oficial da Prefeitura de Búzios, no Portal do Coronavírus (às 7h) e de um termômetro informativo da Secretaria de Municipal Saúde, publicado no site e também na página oficial da prefeitura (às 11h).

A Prefeitura de Búzios vem ampliando a realização de testes rápidos para a população, em pessoas classificadas como casos suspeitos, comunidades e familiares seguindo um cronograma para grupos específicos e setorizados.  

A Prefeitura de Búzios finaliza a instalação de três CTs – Centros de Triagem para COVID-19, especialmente equipados para atendimento de pessoas que apresentem sintomas da doença. Os Centros de Triagem estão localizados nas unidades de saúde do município, em diferentes bairros, para facilitar o acesso da população e evitar aglomerações.  Em breve, os três centros de triagem estarão em pleno funcionamento.

Centro de Triagem para COVID-19 – Unidade Básica de Saúde, no bairro da Ferradura

Centro de Triagem para COVID-19 – Unidade Básica de Saúde, no bairro de Cem Braças

Centro de Triagem para COVID-19 – Policlínica da Vila Verde, no bairro da Rasa

4ª Etapa: Recuperação gradativa

Até a presente data, dia 03 de julho de 2020, o município de Armação dos Búzios está classificado na transição da 3ª etapa para a 4ª etapa da pandemia da COVID-19, segundo as informações obtidas na Vigilância Epidemiológica do município. Os dados e as matérias publicados são referentes ao período da data acima citada.

Início do período de flexibilização das atividades econômicas da cidade

Atualmente, Búzios segue para uma nova etapa de flexibilização das atividades econômicas com a reabertura gradativa dos segmentos comerciais e dos prestadores de serviços da cidade. Esta transição cumpre rigorosos protocolos de prevenção e higiene específicos para os diferentes setores produtivos da sociedade.

Nos meses de maio e junho, o prefeito André Granado e os Secretários de Governo, participaram de reuniões com empresários, representantes comerciais e de associações, líderes religiosos, entre outros, para delinear junto aos diversos segmentos, as estratégias para a uma reabertura gradual e segura para a população.

Protocolos de medidas sanitárias para a retomada gradativa e segura das atividades econômicas na cidade

Nesta fase, acontecem, semanalmente, cursos sobre prevenção e medidas sanitárias durante a COVID-19. Cursos, palestras e dinâmicas práticas são realizados pelas equipes de Vigilância em Saúde, com a participação de técnicos da Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária e da Educação e Saúde, além da Secretaria de Segurança Pública Municipal.

Cursos realizados:

Dias 05/06, 09/06 e 19/06: Curso de medidas preventivas para a segurança no transporte de passageiros durante a COVID-19 para motoristas e colaboradores das cooperativas de van da cidade (Cooper Búzios e Cooper Geribá), com carga horária de 4 horas. Participaram do curso 281 motoristas e todos os presentes foram submetidos a testes rápidos de COVID-19.

Dias 16/06 e 19/06: Curso de segurança sanitária, normas de conduta durante a COVID-19 e segurança no trânsito para motofretistas da cidade, com carga horária de 4 horas. Participaram do curso 31 motofretistas e todos os presentes foram submetidos a testes rápidos de COVID-19. Participação da Secretaria de Segurança Pública com palestra sobre normas de conduta e segurança no trânsito.

Dias 25/06 e 26/06: Curso de medidas sanitárias para líderes religiosos durante a COVID-19, com carga horária de 2 horas. Participaram do curso 95 representantes e todos os presentes foram submetidos a testes de COVID-19.

Dia 02/07: Curso de medidas sanitárias para o transporte de passageiros durante a COVID-19 e segurança no trânsito para motoristas de táxi da cidade, com carga horária de 2 horas. Participaram 74 taxistas e todos os presentes foram submetidos a testes rápidos de COVID-19. Participação da equipe do CTT Búzios – Coordenadoria de Trânsito e Transportes.

Cursos previstos para Julho/2020:

A Prefeitura de Búzios segue com a programação dos cursos de medidas sanitárias e a agenda prevista para as próximas semanas está direcionada para o setor de restaurantes, academias de ginástica e musculação, motoristas de aplicativos e lojas.

Dados epidemiológicos da cidade

Armação dos Búzios apresentou até segunda-feira, dia 06 de julho de 2020, uma curva epidemiológica que registra 2.134 pessoas atendidas com sintomas de COVID-19  nas unidades de saúde do município. Foram realizados 1.601 testes, utilizando as técnicas sorológicas e SWAB – RTPCR para identificar possíveis pacientes com suspeita da doença.

O painel do coronavírus e o termômetro informativo, indicam 265 casos confirmados, dos quais 44 pessoas se encontram em isolamento domiciliar, 214 casos curados e 7 óbitos.

Os casos confirmados se encontram em monitoramento constante, realizado pelas equipes epidemiológicas, em conjunto com os agentes de atenção básica de saúde nas unidades dos bairros.

Parte das matérias publicadas pela SECOM – SECRETARIA ESPECIAL DE COMUNICAÇÃO – no site e nas mídias oficiais, sobre as ações da Prefeitura de Búzios realizadas durante este período no município, durante a 3ª etapa:

Capacitação e treinamento de “Educação e Saúde” no município

A Prefeitura de Búzios iniciou no dia 6 de maio de 2020, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, um treinamento de capacitação em “Educação e Saúde” para agentes e profissionais que trabalham nos postos de saúde e atuam na linha de frente dos atendimentos à população. A ação, que se estendeu à todas as unidade de saúde do município, incluiu  protocolos de limpeza e higiene, desinfecção, prevenção, e a utilização correta das EPIs – Equipamentos de Proteção Individual.

Este tipo de capacitação é fundamental diante da pandemia do novo coronavírus, já que o posto de saúde é a porta de entrada para a triagem de pessoas com síndromes respiratórias e sintomas da COVID-19. São os agentes administrativos, os agentes comunitários e os profissionais da limpeza que têm a importante função de interromper a transmissibilidade da doença, funcionando como um bloqueio para evitar a propagação do vírus na cidade.

Prefeitura promove desinfecção de DPOs da cidade

A Prefeitura de Búzios, através da Vigilância em Saúde, realizou no dia 14 de junho de 2020, a desinfecção das três unidades de DPO – Destacamento de Polícia Ostensiva – do município.

A ação teve início às 8h e contou com a participação de enfermeiros e profissionais especializados na limpeza de hospitais e postos de saúde, capacitados para interromper a transmissão de doenças, principalmente a COVID-19. 

O DPO da Rasa, localizado no Polo de Segurança da Rasa, foi a primeira unidade visitada. Em seguida, a equipe se dirigiu ao DPO de Manguinhos e encerrou as atividades no DPO do Centro, localizado em frente à Praça Santos Dumont. Além das unidades de segurança, todas as viaturas da frota passaram pelos procedimentos de desinfecção.

Reabertura gradativa dos restaurantes, bares e similares

A Prefeitura de Búzios, por meio da Coordenação de Posturas, do PROCON e da Vigilância Sanitária, inicia ações de fiscalização e orientação do segmento de restaurantes, bares e similares que já estão retomando as atividades na cidade.

A reabertura gradativa do setor é devido ao Decreto nº 1.438 de 19 de junho de 2020, liberando o atendimento presencial do público, mediante os limites da Resolução nº 002 expedida pela Secretaria Municipal de Saúde. O decreto está disponível no Boletim Oficial n° 1.083, dos dias17 de junho a 19 de junho de 2020.

Confira através do link: https://buzios.aexecutivo.com.br/jornal.php?id=812

Fiscalização de Posturas realiza operação em condomínios da cidade

No dia 5 de maio de 2020, a Prefeitura de Búzios iniciou uma operação para notificar os condomínios da cidade para que fechem seus acessos às praias. Com isso, a Fiscalização de Posturas visa garantir o cumprimento das medidas preventivas contra o coronavírus, de acordo com o Decreto Municipal nº 1.366.

Vigilância Sanitária fiscaliza supermercado

A fiscalização da Vigilância Sanitária de Búzios recebeu denúncia de que um funcionário de um supermercado estaria com suspeita de COVID-19. Houve a interdição do estabelecimento para desinfecção e envio dos trabalhadores com sintomas de síndrome gripal, para que sejam examinados.

PROCON de Búzios na conscientização sobre o uso das máscaras

O PROCON de Búzios realizou uma ação de distribuição e conscientização junto à população para intensificar o uso das máscaras como prevenção da COVID-19 na cidade.

A ação do PROCON se estendeu à fiscalização dos estabelecimentos comerciais, junto à verificação do uso das máscaras pelos funcionários e no cumprimento dos protocolos de prevenção e de higiene emitidos pelos decretos municipais.

Vigilância Sanitária em ação nas barreiras de bloqueio da cidade

Agentes da Vigilância Sanitária intensificam desde a última quinta-feira (30/04) a fiscalização nas barreiras de acesso à cidade em uma ação conjunta com a Guarda Municipal de Búzios. A medida visa reforçar o controle da entrada de pessoas na cidade, em decorrência do feriado prolongado.

As equipes de plantão seguem com os protocolos estabelecidos para a abordagem dos veículos nas barreiras sanitárias: solicitação dos documentos exigidos pelo Decreto Municipal 1.366/2020, distribuição de folhetos informativos, explicação sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras e a aferição da temperatura corporal de todas as pessoas em trânsito, incluindo motoristas e passageiros de vans e de carros particulares, a fim de detectar possíveis casos de COVID-19.

Ala COVID-19 no Hospital Municipal Rodolpho Perissé

O Hospital Municipal Dr. Rodolpho Perissé abriga em sua infraestrutura uma ala exclusiva para acolher pacientes de COVID-19. Esta ala é composta por 17 leitos, equipados com 12 respiradores para atender pacientes graves e casos que apresentem sintomas moderados da doença.

As salas de trauma, o ambulatório feminino e o setor de pediatria, foram remanejados para outros espaços, com o objetivo de permitir a criação dessas estruturas.

O hospital também adaptou o fluxo interno de circulação de pacientes para dar continuidade aos atendimentos médicos para a população com mais segurança e conforto, independentemente de haver pessoas infectadas internadas, em isolamento hospitalar.

Comentários do Facebook
FECHAR ACESSIBIILIDADE
maltepe escort pendik escort çekmeköy escort mersin escort türkçe altyazılı porno lezbiyen porno sex hikaye mersin escort bodrum escort