O evento aconteceu durante os dias 11, 12 e 13 de agosto e teve apoio da Prefeitura de Búzios por meio da Secretaria de Turismo.
Entre atletas de diversas partes do país, buzianos conquistaram boas posições nas provas das quais participaram. Na categoria Sup Race, Ariane Theofilo conquistou o lugar mais alto do pódio na categoria Pro Feminino, Gabriela Sofiste ficou em 4º lugar no Pro Feminino, Juan Matias Olivero em 1º lugar na All Board 3km. Joelma Santos ocupou a 1ª posição Master e a 3ª no geral.
Já na categoria Sup Wave, José Antônio Ribeiro Crespo (Guarda Civil Municipal de Búzios) conquistou a 2ª posição Gran Master AM.
Atletas de diversas partes do país participaram das provas, disputando as categorias SUP RACE e SUP WAVE. O campeonato foi realizado pela Confederação Brasileira de Stand Up Paddle – CBSUP e contou também com apoio institucional das federações do Amazonas (FESUPAM), Bahia (FEBASUP), Rio de Janeiro (FESUPRJ) Mato Grosso do Sul (FSMSUP), Associação Baiana de SUP (ABASUP) e Associação Cearense de SUP (ASUP- CE).
O campeonato brasileiro teve início no ano de 2011, movimentando o cenário esportivo em todas as categorias. O circuito 2023 teve início no mês de março na Bahia e aconteceu agora no Rio de Janeiro, onde também foi realizado um Curso de Formação de Instrutores.