Após dois anos, tradicional encenação da Paixão de Cristo volta acontecer em Búzios

A tradicional celebração da Via Sacra de Búzios retorna nesta sexta-feira (15), às 18h, à Praça Santos Dumont, após dois anos suspensa devido à pandemia do Covid-19. Este ano será realizada a 21ª edição do evento, sendo que em 2020 não houve encenação e 2021 foi realizada de forma virtual. O grande evento religioso tem o apoio da Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico.

A encenação dos atos da Paixão de Cristo representa momentos vivenciados por Jesus Cristo rumo à crucificação. Em Búzios o elenco é formado pelos devotos da Paróquia de Sant’Anna e Santa Rita de Cássia. Todos os cenários e figurinos são montados pela comunidade buziana.

Na Praça Santos Dumont serão encenados os atos da última ceia, do horto das oliveiras, do sinédrio e do palácio de Pilatos. A encenação segue pela Orla Bardot seguindo a tradição da fé religiosa até a histórica Capela de Sant’Anna, onde ocorrerá a crucificação, o Santo Sepulcro, e a ressureição de Jesus.

Segundo o secretário de Cultura e Patrimônio Histórico de Búzios, Luiz Romano Lorenzi, a encenação da Via-crúcis é uma grande manifestação da fé cristã. Em Búzios, ela faz parte do Calendário Cultural e Turístico da cidade.