Andamento das obras do Valão de Cem Braças traz novo visual em seus entornos

Com quase 30% das galerias assentadas, o Valão de Cem Braças, está transformando seus entornos. Com apenas 230 metros de galerias prontas, já é possível visualizar um novo espaço, onde antes era um canal que, constantemente ficava obstruído com qualquer chuva forte no município. As secretarias de Obras, Saneamento e Drenagem e Ambiente e Urbanismo, trabalham incansável para a realização desta obra, que tem como objetivo acabar com os alagamentos nos bairros de Cem Braças, Capão, Tucuns e São José.

Ao todo, são mais de 730 metros de valão que serão totalmente fechados. Além de acabar com os alagamentos, as obras fazem parte do projeto de saneamento básico do município, que almeja alcançar a meta zero de esgoto no município.

De acordo com o secretário do Ambiente e Urbanismo, Evanildo Nascimento, durante anos os moradores de Cem Braças sofreram com o valão aberto: “Concomitantemente as obras de drenagem estão sendo realizadas, isso faz parte do saneamento, é importante frisar que em cada real investido em saneamento básico, são menos R$4,00 (quatro reais) economizados com saúde. A Prefeitura busca realizar definitivamente a implantação da rede separativa de esgotamento sanitário em Cem Braças, procedimento que eliminará de vez as contribuições que hoje escapam pelas águas pluviais, após a instalação e ligações dos sistemas individuais, serão encaminhadas a ETE da Prolagos. No valão de Cem Braças havia de vez em quando, mortes de animais por afogamento e vetores de doenças como ratos e baratas, que com a galeria de drenagem, estarão sendo minimizados. Estamos dando início de uma solução aguardada há muitos anos.”.

O secretário de Obras, Saneamento e Drenagem, Miguel Pereira, também comentou sobre o andamento das obras: “Ainda não chegamos na metade da conclusão da primeira etapa do projeto e é nítida a melhoria do local. Até o final de junho, o valão estará todo fechado”.

A segunda etapa do projeto engloba duplicação da rua Casuarina, com estacionamento ambos os lados, além de calçadão e ciclovia. Também terá praça com concha acústica, espaço gastronômico, área de exposição e comercial. Parte dos recursos utilizados na execução das obras são do Fundo Municipal do Ambiente.