Neste fim de semana, as alunas dos cursos de artesanato das Casas da Mulher Buziana participaram de uma experiência inédita que uniu arte, turismo e consciência ambiental: o Festival Búzios Circular. O evento foi realizado entre os dias 04 e 07 de outubro, nas praças Tia Uia, no bairro da Rasa, e Dona Dita, na Ferradura.
O Festival Búzios Circular, faz parte da programação do Congresso Internacional de Resíduos e Saneamento Básico (CIRS Búzios 2025), e contou com o apoio das secretarias municipais, escolas, ONGs e cooperativas locais. A Feira Sustentável reuniu designers e artesãos que apresentaram produtos confeccionados a partir de materiais recicláveis, utilizando técnicas de reutilização, reciclagem e upcycle.
As artesãs da Casa da Mulher Buziana montaram um estande para expor os produtos produzidos nos cursos, com o apoio da Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria da Mulher.
A secretária da Mulher, Daniele Martins, destacou a importância da ação: “O Búzios Circular chega para mostrar que reduzir, reutilizar e reciclar podem transformar a nossa cidade. Tivemos oficinas, uma feira sustentável e muita criatividade, tudo valorizando o trabalho feminino e fortalecendo a economia local.”
As Casas da Mulher Buziana (Rasa e Cem Braças) têm se consolidado como importantes espaços de capacitação, acolhimento e geração de renda para mulheres do município. Por meio de cursos, oficinas e ações empreendedoras, os espaços promovem autonomia, valorizam o talento feminino e fortalecem o desenvolvimento social em Búzios.