Pular para o conteúdo
Gradiente CSS

Caro visitante, gostaríamos de informar que, em conformidade com a Lei nº 9.504/1997, Art. 73, VI, b, nosso portal terá um conteúdo limitado durante o período eleitoral.
Pedimos desculpas por qualquer inconveniência que isso possa causar e agradecemos sua compreensão.

♿ Acessibilidade:
  • Home
  • Uncategorized
  • Agentes de endemias de Búzios orientam população sobre o perigo da leptospirose
final_1669835047

Agentes de endemias de Búzios orientam população sobre o perigo da leptospirose

A doença é ocasionada especialmente pela urina de roedores e tem risco de contaminação aumentada com alagamentos

A população dos bairros de Búzios está recebendo a visita dos agentes de endemias da Prefeitura que estão orientando a população, realizando ações de controle e prevenção à leptospirose. A doença é causada pela bactéria leptospira, que usa alguns animais, principalmente roedores, como hospedeiros, e é transmitida para os seres humanos pela exposição direta ou indireta a urina desses animais, comuns após contato prolongado com águas contaminadas.

Doença infecciosa febril aguda, a leptospirose pode se manifestar de forma branda, mas há pacientes que evoluem para formas graves com risco de morte.

A fase precoce dura aproximadamente de 3 a 7 dias e, geralmente, caracteriza-se pelo aparecimento repentino de febre, acompanhada de dor de cabeça, dor muscular ( principalmente na panturrilha), anorexia, náuseas e vômitos. Ao serem identificados qualquer um desses sintomas a orientação é para que os munícipes procurem imediatamente a Unidade Básica de Saúde (UBS) ou unidades de urgência do município.

Cuidados preventivos com a leptospirose

• Evitar o contato com água ou lama de enchentes ou esgoto. Impeça que crianças nadem ou brinquem nesses locais, que podem estar contaminados pela urina dos ratos.
• Após a água baixar, para retirar a lama e desinfetar o local proteja-se com botas e luvas de borracha, evitando assim o contato da pele com água e lama contaminadas. Sacos plásticos duplos também podem ser amarrados nas mãos e nos pés.
• Para desinfectar a área atingida pela lama ou água da enchente, lave pisos, paredes e bancadas com água sanitária, na proporção de 2 xícaras de chá (400ml) desse produto para um balde de 20 litros de água, deixando agir por 15 minutos.
• Tenha cuidado com os alimentos que tiveram contato com água de enchente. Alguns devem ser jogados fora, outros precisam de tratamento especial nestas situações.
• Mantenha os terrenos baldios e as margens de córregos limpos e capinados. Evite entulhos e acúmulo de objetos nos quintais e nas telhas.
• Limpe a caixa d’água regularmente.

Notícias Relacionadas

Prefeitura de Búzios realiza recadastramento obrigatório da Pessoa Idosa entre 12 e 16 de janeiro
Prefeitura de Búzios informa interdição no trânsito da Estrada da Álvaro Elídio Gonçalves próximo ao Quilombo da Rasa para obras de drenagem
Janeiro marca pico da temporada de cruzeiros em Búzios com mais de 76 mil passageiros
Secretaria da Pessoa com Deficiência inicia 2026 em nova sede em Búzios
Prefeitura de Búzios realiza fiscalização ambiental na Via Alternativa
Prefeitura de Búzios se reúne com Prolagos para tratar da falta de água durante o Réveillon

Sua Solicitação foi enviada com sucesso!

Sua conta foi criada com sucesso