Ações para a prevenção e diagnostico da sífilis congênita nas Unidades Básicas de Saúde de Búzios durante o ‘Outubro Verde’

A campanha da Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, incentiva à procura pelo teste, palestras, diagnóstico e tratamento disponíveis a mães e seus parceiros de segunda a sexta-feira deste mês

O mês de outubro é muito conhecido por ser dedicado a campanha Outubro Rosa, de combate ao câncer de mama. Mas também abriga o “Outubro Verde”, que tem o objetivo de divulgar a importância da prevenção, diagnóstico e controle da sífilis congênita, condição em que a mãe com sífilis não tratada, ou tratada de forma inadequada, transmite a bactéria para o feto durante o parto ou gestação. A doença sexualmente transmissível é curável, com uso de medicação, e a Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, de segunda a sexta-feira, testes rápidos para detectar a doença, palestras sobre prevenção, diagnóstico e tratamento, e rodas de conversas em sala de espera.

A sífilis congênita é uma infecção grave que se não tratada pode causar má-formação do feto, aborto, e até a morte do bebê. A principal forma de prevenção se dá pelo uso de preservativos durante relações sexuais. A gerente de vigilância município, Aline Gomes, reforça a importância da prevenção, já que a sífilis é uma doença infectocontagiosa transmitida principalmente através de relações sexuais desprotegidas, sangue ou matérias sanguíneas, por transmissão vertical da mãe para o filho em qualquer fase da gravidez e por meio da amamentação.

“O diagnóstico é realizado por meio de teste rápido, com uma pequena gota de sangue que obtém resultado em menos de 15 minutos. O tratamento da sífilis é simples, rápido e eficaz quando realizado adequadamente, sendo a gestante tratada juntamente com seu parceiro. Geralmente com apenas uma medicação já se consegue obter a cura em qualquer idade e principalmente ao bebê que ainda está na barriga da mãe.”, explica Aline.

Participam em conjunto na ação, o setor de Vigilância Epidemiológica, o Programa de IST/HIV/Aids/Hepatites Virais, e a Atenção Primária de Saúde do município.

Unidades de saúde de Búzios

• Clínica da Família Olavo da Costa (Vila Verde)

• Unidade Básica de Saúde Arpoador (Arpoador/Cruzeiro)

• Unidade Básica de Saúde Custodio Alves G.A. de Oliveira (Capão)

• Unidade Básica de Saúde Haroldo Francisco Ceravolo (Brava) –

• Unidade Básica de Saúde Antonio Elesbão dos Santos (Rasa)

• UBS Lilson M de Souza (Cem Braça),

• UBS de José Gonçalves (José Gonçalves)

• UBS Benildo Motta (São José)

• UBS Deodorina Leite de Azevedo (Geribá)

• UBS Dr. Paulo Acherman (Ferradura)

• UBS Maria Rosa da Conceição Santiago (Baía Formosa)

Com exceção da UBS Olavo da Costa e Antonio Elesbão dos Santos, em que o horário de atendimento é das 8h às 18h, as demais unidades funcionam das 8h as 17h.