Ação para profissionais de saúde sobre a reforma psiquiátrica fecha Janeiro Branco em Búzios

Uma palestra seguida de roda de conversa no Hospital Municipal Rodolpho Perissé vai aprofundar o processo de maior humanização e inclusão das pessoas em sofrimento psíquico na rede de saúde

Uma palestra, com o psicólogo Eduardo Gomes, será realizada nesta terça-feira (31), as 10h30, no Hospital Municipal Rodolpho Perissé (HMRP). Destinada aos profissionais de saúde da unidade, em parceria com o Centro de Atenção Psicossocial da rede municipal (CAPS), o tema é “Reforma psiquiátrica”, que prevê maior integração na rede de serviços de saúde, principalmente entre as equipes dos programas saúde da família e o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), que hoje atendem populações mais vulneráveis.

A psicóloga e coordenadora de Psicologia do HMRP, Mariana Moraes, o município já atua dessa forma: mantendo a rede de atendimento para saúde mental, a partir das UBSs como entrada para o primeiro acolhimento, diagnóstico, acompanhamento na unidade ou o encaminhamento a um atendimento em outros equipamentos. Havendo então maior humanização no tratamento de pessoas em sofrimento psíquico.

A atividade faz parte da semana dedicada ao reforço na conscientização dos pacientes do Hospital Municipal Rodolpho Perissé sobre a importância de cuidar da saúde mental. Desde o dia 23 o HMRP, iniciativa da Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, atividades dedicadas à campanha do Janeiro Branco. No dia 25 foi realizada palestra aberta ao público com o psicólogo Pedro Rogério sobre ansiedade, depressão, pânico, angustia e Síndrome de Burnout.

As estatísticas apontam que no primeiro ano da pandemia de COVID-19 a prevalência global de ansiedade e depressão aumentou em 25%, de acordo com um resumo científico divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), inclusive entre crianças e adolescentes, que durante o ano podem contar com o sistema municipal de saúde. No município os Serviços de Saúde Mental incluem, além do CAPS, o Ambulatório de Saúde Mental, a equipe no HMRP, e as da Estratégia de Saúde da Família nas UBSs e Clínicas da Família.