A Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria da Mulher, inaugura na próxima quinta-feira (24), às 9h, a unidade da Casa da Mulher Buziana – Cenira de Carvalho Pinto Buziana, no Polo José Gonçalves. O novo espaço está localizado na Avenida José Gonçalves, nº 4, ao lado do Correio, e amplia a presença das políticas públicas voltadas às mulheres no município.
Esta será a terceira unidade da Casa da Mulher Buziana implantada em Búzios em quatro anos. A primeira foi inaugurada no bairro Rasa e, posteriormente, o município passou a contar também com uma unidade em Cem Braças, fortalecendo a oferta de serviços e ações nos territórios.
A nova unidade atenderá mulheres dos bairros José Gonçalves, Baía Formosa e São José, ampliando o acesso de mais de 4 mil mulheres a atividades, serviços e iniciativas voltadas ao acolhimento, à qualificação profissional, ao empreendedorismo e ao fortalecimento da autonomia feminina.
Na unidade de José Gonçalves, já estão previstas ações voltadas ao empreendedorismo feminino, incluindo imersões de empreendedorismo em parceria com o Sebrae. O espaço também contará com atividades de qualificação profissional, com cursos como cuidador de idosos, além de capacitações em parceria com o Senac nas áreas de beleza e tecnologia.
A programação da unidade inclui ainda oficinas de letramento de mulheres, costura criativa, papel machê e automaquiagem, além de rodas de conversa e grupos de acolhimento. Na área da saúde da mulher, o espaço contará com atendimento com nutricionista.
Em parceria com o Senac, também estão previstas capacitações na área da beleza, como depilação e alongamento de cílios, ampliando as oportunidades de formação e geração de renda para as participantes.
A Secretaria da Mulher segue ampliando a rede de atendimento e a oferta de políticas públicas no município, com a previsão de implantação de um Núcleo Espaço da Mulher no bairro Alto da Boa Vista, fortalecendo a presença dos serviços e ações direcionados às mulheres de Búzios.







