Nesta quarta-feira (8), representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda de Búzios participaram da 15ª Conferência Estadual de Assistência Social do Rio de Janeiro, etapa que reuniu gestores, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) para debater os rumos da política pública no estado.
O encontro teve como tema “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência” e contou com a presença de autoridades estaduais e municipais de todo o Rio de Janeiro.
O município de Armação dos Búzios foi representado pela secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, Josiani Meira; coordenadora da Gestão do SUAS, Indiara Falcon e pela vice-presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Bianca Machado.
O evento também contou com a participação da secretária de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Rosangela Gomes, que reforçou a importância da articulação entre os municípios e o Governo do Estado para o fortalecimento do SUAS.
Para a secretária Josiani Meira, a presença de Búzios na conferência reafirma o compromisso do município com a gestão qualificada e participativa da política de assistência social.
“Participar da conferência é essencial para que o município esteja alinhado às diretrizes nacionais e estaduais do SUAS. Esses espaços de debate e deliberação são fundamentais para aprimorar a gestão e garantir que a política de assistência social continue assegurando direitos e proteção social às famílias buzianas”, destacou.
Criado em 2005, o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) organiza, em todo o território nacional, os serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais voltados à proteção social de famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade. É por meio dele que estados e municípios atuam de forma articulada, garantindo a oferta pública e gratuita de atendimento, com base em princípios como a universalização de direitos, a equidade e o controle social.
A etapa estadual antecede a 13ª Conferência Nacional de Assistência Social, que será realizada em dezembro, em Brasília, e tem papel decisivo na formulação de propostas que orientam o financiamento, a gestão e o controle social do SUAS em todo o país.