A Praia de Geribá está sendo palco de uma ação de cuidado ambiental promovida pela Secretaria de Clima e Sustentabilidade de Búzios em parceria com a Confederação Brasileira de Surf (CBSurf), durante o CBSurf Taça Brasil Búzios Open, que acontece nesta sexta-feira e sábado ( 12 e 13). A ação, que já se tornou tradicional, está sendo transmitido ao vivo pelo canal da Federação e envolve a remoção de resíduos sólidos da praia e o plantio de espécies nativas de restinga na área do evento.
As equipes da secretaria utilizam baldes reutilizáveis para recolher os resíduos, evitando o uso de sacos plásticos descartáveis. Todo o trabalho será coordenado por um engenheiro florestal e pelo secretário de Clima e Sustentabilidade de Búzios, Evanildo Nascimento. Após a limpeza, será feita a inserção de espécies epomegas, contribuindo para a recuperação da vegetação local.
O campeonato, apresentado pelo Brasil Surfe Clube Aretê Búzios, reune surfistas de todo o país em disputas valendo R$ 100 mil em premiação e 5.000 pontos nos rankings de acesso para a elite nacional de 2026.
A Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) destaca que a preocupação ambiental é um dos pilares de suas competições, sempre com o objetivo de deixar as praias em melhores condições do que antes da realização dos campeonatos.